Texto por Colaborador: Redação 27/06/2025 - 13:00

A direção do Inter negocia com a prefeitura de Porto Alegre a cessão de um terreno ao lado do Beira-Rio como compensação pela perda de área durante a construção do corredor de ônibus da Avenida Padre Cacique, obra feita para a Copa do Mundo de 2014. As informações foram publicadas pelo jornalista Jocimar Farina em sua coluna no GZH.

As conversas já se arrastam há cerca de dois anos. O clube deseja obter o terreno onde hoje funciona um estacionamento administrado pela prefeitura, local que atualmente abriga o Circo Mirage. A área é alvo de reclamações de torcedores devido à presença de flanelinhas nos dias de jogos e eventos no estádio.

Apesar de nenhuma das partes confirmar oficialmente os espaços em negociação, a reportagem de GZH apurou que o objetivo do Inter é ser compensado sem precisar abrir mão de terrenos no CT de Porto Alegre ou no Parque Gigante.

Com a posse do novo espaço, o clube planeja ampliar o projeto de construção de torres residenciais e comerciais no entorno do Beira-Rio. A proposta original previa hotel, flats, apartamentos e escritórios. A área onde o projeto será implementado já pertence ao clube, e o trâmite para aprovação está em andamento na Câmara de Vereadores.

O Inter não pretende construir ou administrar diretamente os empreendimentos. A ideia é vender o projeto para empresas do setor imobiliário, que ficarão responsáveis pelas obras e comercialização. Os recursos arrecadados devem ser usados para investir na reforma do CT de Guaíba, dentro do projeto "Cidade do Inter", estimado em cerca de R$ 100 milhões antes da enchente.

A discussão sobre a área perdida na Avenida Padre Cacique não é nova. Técnicos envolvidos na obra da época apontam que o traçado da avenida foi levemente recuado em um trecho de aproximadamente 200 metros para contornar a nova cobertura do Beira-Rio, construída durante a reforma para o Mundial. O engenheiro José Dallaqua, da CBJ Engenharia, empresa responsável pela obra, explicou que o desvio não reduziu as faixas de tráfego, apenas deixou o canteiro central mais estreito.

Categorias

Ver todas categorias

Tu é a favor do retorno de Taison ao Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

87 pessoas já votaram