Texto por Colaborador: Redação 20/02/2026 - 13:15

Segundo matéria do jornalista Fabrício Falkowski, do Correio do Povo, a consultoria Alvarez & Marsal concluiu a análise sobre a situação financeira do Inter e apresentou alternativas para o futuro de financiamento do clube. Uma versão preliminar do diagnóstico já foi encaminhada ao comitê técnico responsável pelo acompanhamento dos estudos e deverá ser submetida ao Conselho Deliberativo nas próximas semanas.

O relatório aponta mais de um caminho possível, mas sugere como cenário considerado mais viável um processo em duas etapas. A primeira envolveria a reorganização financeira, incluindo a possibilidade de pedido de recuperação judicial. Depois, seria avaliada a transição para Sociedade Anônima do Futebol. A empresa foi contratada em novembro para examinar o contexto do clube e do futebol brasileiro, analisando modelos de gestão — tanto o associativo, atualmente adotado, quanto a SAF — a partir de dados detalhados sobre dívidas e receitas.

A recomendação central apresentada é de que o clube ajuste sua estrutura interna antes de buscar investidores. Isso inclui a possibilidade de recorrer à recuperação judicial, mecanismo legal que permite renegociação de dívidas e reestruturação operacional preservando atividades e interesses de credores. A avaliação é de que a redução do endividamento e a retomada da capacidade de investimento poderiam melhorar as condições de negociação em eventual transformação societária, caso o Conselho Deliberativo e os associados optem por esse caminho.

A consultoria também considerou que uma migração imediata para outro modelo, sem equacionar passivos e modernizar a governança, poderia reduzir o valor de mercado e limitar o poder de negociação com investidores. Além da alternativa envolvendo recuperação judicial e posterior abertura ao mercado, o estudo inclui possibilidades de financiamento mantendo o modelo associativo, com mecanismos de captação de recursos e aprimoramentos de governança voltados à eficiência administrativa e sustentabilidade de longo prazo.

O trabalho marca uma nova etapa do processo iniciado no ano passado por uma comissão especial formada por ex-presidentes do clube e por um comitê técnico com integrantes de diversas áreas. O conteúdo será detalhado ao Conselho Deliberativo até o início de março, quando os caminhos propostos serão debatidos. A decisão final dependerá de deliberação interna, mas o diagnóstico já indica como prioridade a reorganização financeira antes de qualquer transformação estrutural.

A expectativa é de que o próximo presidente do Inter, eleito ao fim do ano para suceder Alessandro Barcellos, tenha diretrizes definidas para conduzir o futuro institucional e financeiro.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

87 pessoas já votaram