O objetivo traçado pela comissão técnica do Inter era claro desde o início do Campeonato Brasileiro: manter-se o mais próximo possível dos líderes nas primeiras rodadas, evitando uma grande distância na tabela que exigisse uma recuperação longa na reta final. No entanto, ao término da quinta rodada, a equipe colorada está mais distante do que esperava.
Com os resultados do fim de semana, o Inter caiu para a 12ª colocação e já vê o Palmeiras, atual líder, abrir sete pontos de vantagem. Flamengo e Fluminense, com 11 e 10 pontos, respectivamente, também largaram com força, deixando o time gaúcho fora do grupo dos principais concorrentes neste começo de competição.
A campanha colorada até aqui incluiu confrontos considerados desafiadores, como as partidas diante de Flamengo, Palmeiras e o clássico Gre-Nal, o que ajuda a explicar o desempenho abaixo da expectativa inicial.
Com o Brasileirão em segundo plano momentaneamente, o foco agora se volta para a Libertadores. Nesta terça-feira, o Inter recebe o Nacional no Beira-Rio. Uma vitória pode encaminhar a classificação às oitavas de final.