O Inte estreia na Libertadores nesta quinta-feira, às 19h, contra o Bahia, na Fonte Nova, dando início à busca pelo tricampeonato continental. A equipe comandada por Roger Machado chega respaldada pelo título gaúcho e pela boa atuação diante do Flamengo na primeira rodada do Brasileirão.
A confiança no título se fortalece com o respaldo de figuras históricas do clube, em conversa com o GZH. Paulo Cesar Tinga, campeão em 2006 e 2010, enxerga um elenco equilibrado, mesclando juventude e experiência: "O time tem jovens de muito talento, como Victor Gabriel, que até está machucado, outro que também é novo, Vitão, mas que já viu coisas na vida, esteve fora, e outros experientes. Tem Fernando, Bruno Henrique, Valencia, Borré. E, claro, Alan Patrick, que eleva o nível" afirmou Tinga.
Abel Braga, técnico campeão da América em 2006, reforça a confiança na equipe: "O que o Inter fez contra o Flamengo provou suas virtudes para buscar títulos. Foi um marco nessa caminhada justamente contra o que era, até então, o melhor time e no campeonato mais difícil" destacou.
O ambiente positivo e a continuidade do trabalho são fatores apontados por Tinga como essenciais para uma campanha sólida na Libertadores. O ex-volante relembra que, em 2006, a equipe superou a desconfiança após um Brasileirão polêmico e manteve o nível para conquistar o continente:
"Aquele time continuou um trabalho muito bem feito de 2005. Tivemos pontuação e desempenho para ser campeões, mas tudo aconteceu fora de campo. Aquela sequência nos deu confiança para disputar qualquer campeonato sem temer ninguém" ressaltou.
Abel Braga reforça a importância da mentalidade vencedora para superar desafios ao longo do torneio:
"Um time com ambiente bom, que confia no treinador e tem qualidade para ser campeão, precisa ter a mentalidade para saber que nem sempre as coisas vão andar bem. E quando isso acontecer, saber superar" afirmou o ex-técnico colorado.
Para Tinga, o nível dos adversários na edição atual da Libertadores representa um desafio extra. Se em 2006 o São Paulo era o principal concorrente, agora há uma lista de candidatos ao título, incluindo Flamengo, Palmeiras, Botafogo e River Plate.
Sandro, volante campeão em 2010, alerta que mais importante do que olhar para os rivais é manter o foco interno: "Não adianta só olhar para os adversários. Os atletas precisam acreditar em si, nos companheiros. É hora de ter confiança" disse o ex-meio-campista.
Além disso, Sandro destaca dois pontos fundamentais para uma boa campanha: "O primeiro é estrear bem. Fazer uma boa partida, manter o nível alto e depois vir para dois jogos em casa. Porque esse é o segundo ponto. No Beira-Rio, tem de ganhar. A nossa casa foi primordial em 2010 e mesmo nesses anos recentes, a torcida tem feito a diferença" concluiu.