Texto por Colaborador: Redação 28/05/2025 - 03:30

Em sua sétima temporada sendo utilizado no Campeonato Brasileiro, o árbitro de vídeo (VAR) segue como um dos temas mais polêmicos e debatidos da competição. Para medir o real impacto da ferramenta sobre os resultados, o Gato Mestre, do GE, realizou um levantamento detalhado de todas as mudanças de decisão feitas após checagens do VAR até o momento.

A análise leva em consideração apenas os lances em que a decisão de campo foi alterada após consulta ao árbitro de vídeo — como marcações de pênalti, gols anulados ou cartões vermelhos. O estudo não avalia se as decisões finais foram corretas ou equivocadas, e por isso evita classificar os lances como “benefícios” ou “prejuízos”.

O Internacional aparece no topo da lista como o clube mais negativamente afetado pelo VAR até aqui na Série A. Nenhuma outra equipe sofreu tantas mudanças de decisão desfavoráveis quanto o Colorado.

A página do levantamento, atualizada rodada a rodada, permite consultar vídeos de todas as jogadas alteradas por recomendação do VAR, divididas por clube. Também é importante destacar que lances em que houve erro apenas na identificação do jogador punido (como trocas de cartão) não são atribuídos a nenhum clube como favorecido ou prejudicado.

O levantamento segue em constante atualização ao longo do campeonato e promete continuar sendo tema quente entre os torcedores — especialmente entre os colorados, que lideram a estatística indesejada.

 

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram