Aos 35 anos, o atacante Leandro Damião anunciou nesta sexta-feira (11) sua aposentadoria dos gramados. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ex-jogador comunicou o fim de sua carreira e agradeceu o apoio recebido ao longo da trajetória.
Damião estava sem clube desde que deixou o Coritiba, em julho do ano passado. Antes disso, o centroavante chegou a tentar um retorno ao Inter, onde viveu os melhores momentos da carreira, mas o Conselho de Gestão do clube vetou a negociação.
Revelado no futebol amador de Santa Catarina, Damião iniciou a carreira profissional no Atlético Ibirama e chegou ao Internacional em 2009, inicialmente na equipe de aspirantes. No ano seguinte, foi um dos protagonistas na campanha do bicampeonato da Libertadores, marcando um gol na final contra o Chivas, no Beira-Rio.
Comemorando os gols com o gesto do "bigode" em homenagem ao pai e dribles irreverentes como a lambreta, conquistou rapidamente o carinho da torcida colorada. Seu desempenho o levou à Seleção Brasileira, onde foi convocado por Mano Menezes em 2011. Em 2012, disputou as Olimpíadas de Londres, conquistando a medalha de prata, e chegou a integrar o grupo para a Copa das Confederações de 2013, mas foi cortado por lesão.
Em 2014, Damião foi negociado com o Santos e, posteriormente, passou por Cruzeiro, Betis, Flamengo e teve uma nova passagem pelo Inter entre 2017 e 2018. Em 2019, iniciou uma vitoriosa trajetória no futebol japonês, defendendo o Kawasaki Frontale por cinco temporadas antes de retornar ao Brasil.
Na nota de despedida, Damião destacou a realização do sonho de ser jogador de futebol: "Chegou o momento de pendurar as chuteiras e fechar um capítulo que foi decisivo na minha história. (...) Da viagem de carro a Santa Catarina, onde tudo começou, aos momentos inesquecíveis pelo Internacional; do sonho de vestir a Amarelinha aos momentos históricos no Japão. Eu fui um vencedor."