Matemática deixa Inter sem chances de rebaixamento e título. Libertadores improvável mas com chances

Texto por Colaborador: Redação 02/08/2024 - 02:41

Com uma campanha pífia, o Internacional se vê praticamente sem chances de título no Brasileiro. Com apenas 44% de aproveitamento, o andar da carruagem deixa o SCI no "limbo" do torneio: sem nenhuma chance de título e, ao menos de momento, sem grandes riscos de queda.

Pelo menos isso é o que aponta o Espião Estatístico do GE. Em relação a um possível G4 ou G6, são 10,72% e 25,17%, respectivamente.

Já a nível geral, com um jogo disputado a menos, o Flamengo inicia o returno com 54,54% de chances de se tornar o campeão brasileiro de 2024, o maior potencial entre todas as 20 equipes da Série A. Devido a ter um jogo adiado, ainda pode se tornar o campeão do primeiro turno, caso derrote o Internacional por pelo menos dois gols de vantagem, fora de casa, em jogo adiado da 17ª rodada.

As chances de título são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de 107.527 finalizações e resultados de 4.367 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.

Confira abaixo os números:

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

222 pessoas já votaram