Após sair do Inter em 2016 e jogar na Roma nos dois anos seguintes, Alisson segue sendo considerado um fenômeno na Ilha da Rainha. Depois de vencer o título da Liga dos Campeões recentemente e receber o prêmio de melhor goleiro do mundo, o gaúcho de Novo Hamburgo recebeu elogios do técnico Jurgen Klopp, que destacou o que torna um goleiro tão especial.
Com Klopp sendo questionado em sua coletiva de imprensa nesta quarta-feira (22), o alemão disse que Alisson foi ainda mais impressionante este ano do que em sua campanha de estreia. Desde que Wilf Zaha marcou para o Palace em novembro, o arqueiro do Celeiro de Ases salvou todos os chutes no alvo que enfrentou na Premier League: 18 no total, com zero sofrido.
O chefe disse que não fica surpreso com o brilhantismo técnico do brasileiro, mas que é sua personalidade que o torna ainda mais vital para se ter por perto.
"Como goleiro, sabíamos o que conseguiríamos", disse Klopp à mídia. “Ele dá passos normais com o treinamento que recebe com os [treinadores] John [Achterberg] e Jack [Robinson].
"Como pessoa, sim, ele superou as expectativas porque é um cara excelente. Você não pode imaginar isso. Temos muitos caras muito bons, mas ele é uma pessoa muito especial.
“Sabíamos que teríamos um goleiro muito bom, seu caráter e a calma que ele tem nos ajudam muito, suas técnicas de goleiro melhoram e melhoram, tornando as coisas difíceis mais fáceis.
“Mas você tem que ficar assim; como goleiro, você comete um pequeno erro e a bola está no gol - essa é a vida dos goleiros.
"Eu sei que Ali não considera isso como garantido e eu não. Garoto fantástico, goleiro fantástico e bom tê-lo aqui Garoto fantástico, goleiro fantástico e é bom tê-lo aqui. ”
Com os Reds sendo tão bem-sucedidos ultimamente, em muitas partidas, Alisson parece pouco exigido - mas quando é chamado, ele encontra um momento de brilhantismo, segurança ou confiabilidade, o que garante que a equipe prevaleça.
O comportamento calmo de Ali é crucial para isso, diz Klopp, que enfatiza o trabalho dos pés de Alisson tanto quanto sua capacidade de manuseio.
Juntamente com a forte mentalidade replicada pelo elenco, a abordagem de Alisson ao jogo faz dele o goleiro perfeito para as necessidades do Liverpool.
"Essa é a personalidade dele. Ele é uma pessoa muito calma, cara de família, bom amigo, ele não é fácil de provocar!
“Ele conhece o jogo, ele teve uma carreira diferente dos outros - não com 18 anos e já o número 1, ele teve que trabalhar. O irmão dele também é goleiro, tenho certeza que ele o ajudou muito.
"É sobre conhecer o trabalho; compare-o com o meio-campo - você tem a bola aos seus pés mais do que os desafios defensivos, mas quando você tem um desafio defensivo, é o mais importante em todo o jogo.
"Você precisa de uma personalidade específica para isso e, graças a Deus, nossos meninos têm isso."
Mas houve uma exceção à seriedade natural de Alisson, que correu ao longo de todo o campo depois de conceder a assistência ao gol de Mohamed Salah no final da partida contra o grande rival, United.
“Foi ótimo, o melhor foi que ele foi o primeiro lá! Isso mostra o quão tarde era no jogo que os outros pensavam 'tudo bem, é um pouco difícil correr até lá'.
“Foi uma situação legal. Na verdade, não vi no jogo, vi mais tarde. "
Alisson pretende igualar o recorde de clubes na próxima quinta-feira, quando o Liverpool visitarem o Wolves.
Outro jogo sem sofrer significará oito seguidas na Premier League, algo que não foi alcançado desde a era de Rafa Benitez e 2005, enquanto o recorde original de oito seguidos foi estabelecido na década de 1920.
Mais um "clean sheet" para Alisson, então, o veria merecidamente ingressar em uma marca ilustre - e seria mais um marco notável para se olhar com orgulho, uma vez que o objetivo principal do título esteja garantido.