Texto por Colaborador: Redação 12/02/2026 - 05:17

O Internacional acertou a contratação do atacante Kayky, de 22 anos, que pertence ao Bahia. Embora tenha vínculo com os Nordestinos até o final de 2029, Kayky não integrava os planos do técnico Rogério Ceni para a sequência da temporada, o que facilitou sua liberação para o clube gaúcho.

O que poucos sabem é que o jovem atacante já foi alvo de rasgados elogios de um dos maiores treinadores do futebol mundial: Pep Guardiola.

Revelado pelo Fluminense, Kayky ganhou projeção ainda muito jovem antes de ser negociado com o Manchester City em 2021 por 10 milhões de euros (R$ 66,5 milhões na cotação da época) referentes a 80% dos direitos econômicos do jogador. A transferência incluía ainda bônus de até 11 milhões de euros, além de uma cláusula de opção de compra dos 20% restantes por mais 5 milhões de euros.

A contratação pelo gigante inglês não foi por acaso. Reportagens da imprensa inglesa à época apontaram que Kayky foi um pedido pessoal de Pep Guardiola, que estava impressionado com o talento do brasileiro. O Manchester City monitorava o atacante desde quando ele tinha apenas 14 anos, acompanhando sua evolução nas categorias de base do Fluminense.

O técnico espanhol se encantou especialmente pelo estilo de jogo de Kayky: um jogador habilidoso no um contra um, veloz, técnico e que se encaixa bem no jogo coletivo — características que se alinham perfeitamente com a filosofia de Guardiola. O jornal The Sun chegou a tratá-lo como o "novo Neymar" durante as negociações.

Durante sua passagem pela Inglaterra, entre outubro de 2021 e abril de 2022, Kayky integrou treinos do time principal e ganhou elogios internos da comissão técnica. Apesar de passar a maior parte do tempo com a equipe de base, o atacante conquistou espaço para disputar duas partidas pelo time profissional do City, fazendo sua estreia oficial em competições como a Copa da Inglaterra e a Premier League. O perfil oficial do clube chegou a destacar golaços marcados pelo brasileiro nos treinos e jogos da base.

No futebol europeu, contudo, o atacante não conseguiu se firmar de forma definitiva e passou por empréstimos em clubes como Paços de Ferreira, de Portugal, e Sparta Rotterdam, da Holanda.

Em 2023, Kayky chegou ao Bahia inicialmente por empréstimo, período em que sofreu uma lesão. Em 2025, o atacante retornou ao Esquadrão em caráter definitivo. Ao todo, disputou 76 jogos com a camisa Tricolor, marcando cinco gols e distribuindo 10 assistências.

Agora, o jovem que um dia foi visto como promessa de alto nível por Pep Guardiola chega ao Inter em busca de reencontrar seu melhor futebol e mostrar o talento que chamou a atenção de um dos maiores treinadores do mundo.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram