Alisson negou que Jarrod Bowen colocasse água no chopp do Liverpool na vitória por 1 a 0 sobre o West Ham, aumentando seu recorde como o melhor goleiro da Europa.
Os torcedores do Liverpool - e os colorados - se acostumaram com os inúmeros talentos da Cria do Celeiro de Ases, mas os últimos quatro dias só enfatizaram o quão valioso ele é, com dois momentos decisivos em vitórias consecutivas na Premier League. Uma assistência para o gol vencedor contra o Man City veio antes desta última defesa de pênalti, que foi a sexta dos 13 que Alisson enfrentou na Premier League.
54% - Alisson só sofreu sete das 13 penalidades que enfrentou na Premier League (54% - 2 salvas, 4 fora), a menor porcentagem de qualquer goleiro para enfrentar pelo menos dez chutes pontuais na competição, revelou o OptaJoao, página de estatísticas.
Embora apenas dois deles tenham sido salvos, que outros quatro desses 13 – ou 30,7% – estiveram fora da meta não é por acaso, mais um sintoma da presença do gaúcho entre as traves.
Isso não só reflete em seu tempo com o Liverpool, como nas últimas cinco temporadas nenhum goleiro na Europa tem um recorde melhor nos pênaltis.
Embora as penalidades sejam frequentemente descritas como uma loteria, Alisson claramente diminui as chances de seu adversário encontrar o fundo da rede – na verdade, quase para 50-50. Ao longo de toda a sua carreira pelo clube e pelo país, o jogador de 30 anos concedeu 19 dos 32 possíveis chutes fora dos tiroteios, com uma taxa de sucesso de 40,63%. (Via This is Anfield)