Palmeiras e Flamengo teriam o meia Otavinho, ex-profissional do Inter entre 2012 e 2014, como alvo para a temporada de 2021. No Porto desde 2014, o paraibano tem uma passagem campeã no Velho Continente mas ainda não renovou seu contrato, que vai até o meio do ano. De acordo com a grande mídia, Otávio vê com bom olhos um retorno ao Brasil, enquanto há o interesse de outros grandes europeus - como Arsenal, Leicester, Sevilla, Inter, Milan - e da MLS. Por outro lado, o Porto ainda deve realizar outras tentativas para manter o jogador de 26 anos.
Estando em final de contrato, ou seja, livre de qualquer compromisso a partir do dia 30 de junho, o brasileiro analisa neste momento todas as propostas, cujos valores sugeridos superam em muito aquilo o Porto pode oferecer ao meio-campista. Segundo o portal A Bola, o atleta estaria pedindo um salário na casa dos três milhões de euros por ano, limpos de impostos. Nessa conformidade, tudo aponta para que Otávio deixe o Dragão a custo zero, o que seria uma pena, dado que o Colorado teria alguma porcentagem por ter participado na sua formação (apenas em uma eventual venda).
No Brasil, Otavinho começou sua carreira nas categorias de base do Santa Cruz (2006-2010) e Internacional (2010-2012), sendo vendido aos Dragões em 2014 por 2,5 milhões de euros.