Texto por Colaborador: Redação 29/01/2026 - 01:01

Paulo Pezzolano apontou o desgaste da vitória sobre o Grêmio como principal fator para a derrota do Internacional diante do Athletico-PR por 1 a 0 nesta quarta (28), no Beira-Rio, pela estreia do Brasileirão.

O comandante colorado promoveu mudanças na equipe que iniciou o confronto justamente para preservar jogadores que atuaram intensamente no Gre-Nal de domingo (25). Mercado, Paulinho e Carbonero começaram no banco de reservas.

Durante a coletiva, o uruguaio reforçou que a competição nacional é o foco principal do clube, mas fez questão de destacar o peso diferenciado de um clássico.

"Temos a prioridade do Brasileiro, mas quando se joga um clássico, é um campeonato à parte, tem que ganhá-lo. Isso pesou para hoje. Fazia só três dias. Não fizemos o gol. Se fizéssemos as chances que criamos, teríamos ganhado", explicou.

O colorado viu sua estreia na Série A começar de forma negativa ao sofrer gol logo nos minutos iniciais. Apesar de criar oportunidades na sequência, a finalização não funcionou. Pezzolano destacou que a temporada terá muitos obstáculos pela frente e preferiu não cravar expectativas sobre a classificação final no campeonato.

"Todos sabemos que depois de ganhar um clássico é difícil. Muita euforia. Foi um jogo intenso e deixamos mais do que podíamos. Hoje corremos muito. Tivemos muitas chances de gol contra um time que defende muito bem, que foi perfeito. Encontraram um gol rápido. É o que temos. Falamos que vai ser um ano duro. Sabemos os problemas econômicos do clube. Temos que seguir por este caminho. Podíamos ter saído com algo a mais."

Mesmo tendo mencionado o impacto do Gre-Nal, o treinador recusou-se a definir uma formação titular fixa. Sua preferência é trabalhar com um grupo base que será ajustado de acordo com o estado físico dos atletas.

Para o compromisso de sábado (31) diante do Caxias, válido pelo Gauchão, novas alterações devem acontecer na escalação.

"Tivemos uma base. Nunca falo de titulares e reservas, sempre falo de quem começa jogando e quem termina o jogo. Não quer dizer que o jogo passado eram os titulares e hoje jogaram suplentes. Temos um time curto, temos todos preparados para jogar. Sim, vou estar em Caxias."

"Temos que ir pensando jogo a jogo. Temos time para fazer as coisas bem no Brasileirão."

Alan Patrick ganha posição preferida

Sem contar com Carbonero e optando por Bruno Tabata, o Inter trabalhou com dois armadores centralizados. A largura do ataque ficou por conta de Bernabei no lado esquerdo e Vitinho pela direita. Pezzolano analisou como Alan Patrick se comportou nesse sistema.

"O Alan Patrick jogou no lugar que ele gosta de jogar, como meia pela esquerda. Jogou na posição que joga mais. Jogamos com o Tabata como meia pela direita. Não conseguimos encontrar a superioridade que nós queríamos. Carbonero fez um bom clássico e terminou um pouco cansado. Jogam os que estão 100% física e mentalmente prontos para jogar o jogo. Vamos ter que trocar muitos jogadores. Alan Patrick era para jogar menos tempo, mas deixei ele porque é um jogador que tem muita qualidade. Gostei muito do posicionamento dele."

Reforços virão apesar das limitações

Questionado sobre a necessidade de ampliar o plantel, Pezzolano confirmou que novidades devem chegar apesar das restrições orçamentárias. O técnico, porém, evitou entrar em detalhes sobre perfis, setores ou número de contratações.

"Conversamos sempre. Tem questões financeiras, tem fair play financeiro. Os meninos estão fazendo muito bem, mas não posso acelerar. São jogadores bons, mas precisamos de contexto e momento para eles. Temos muitos meninos. Temos que ver como vamos encaixar os momentos. Com o time que temos, podemos fazer um bom trabalho. Vão chegar outros jogadores."

"Hoje temos uma base de time titular. Temos jogadores para começar jogando e outros que vão entrar. Entraram 8 jogadores do jogo passado. O elenco é curto, mas temos tudo preparado."

"Desde que eu cheguei estão jogando muitos meninos. Allex, João Victor, Raykkonen. Às vezes é difícil de pôr porque temos jogadores melhores nas funções."

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

51 pessoas já votaram