Texto por Colaborador: Redação 26/05/2022 - 11:00

Segundo estudo da consultoria britânica Brand Finance, o Internacional é apenas o 7° clube brasileiro mais valioso, atrás do Grêmio e, surpreendentemente, do Athletico-PR.

Dos 50 primeiros colocados, 46 disputam as ligas da Espanha, Inglaterra, França, Alemanha e Itália. Só Ajax (28º), Celtic (44º), Benfica (48º), além do Flamengo, são de fora dos cinco países.

Nacionalmente, os cariocas estão muito à frente dos demais, com R$ 614 milhões: mais do que o dobro do segundo, o Palmeiras, estimado em R$ 271 milhões.

O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que um proprietário de marca obteria ao licenciar a marca no mercado. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes, como o alcance de ações de marketing, por exemplo.

A definição desses valores é feita por meio dos critérios definidos pela ISO (Organização Internacional para Padronização), baseados em três pilares: mercado, custo e receita.

O Real Madrid foi considerado o clube de futebol que tem a marca mais forte do mundo pelo quarto ano consecutivo. Da temporada 2020/2021 para 2021/2022, o time espanhol teve uma valorização de 19%, e agora é avaliada em 1,5 bilhão de euros. 

 

 

Categorias

Ver todas categorias

Mano deve permanecer em 2023?

Sim

Votar

Não

Votar

172 pessoas já votaram