Texto por Colaborador: Redação 29/11/2025 - 20:31

Depois de dispensar Ramón e Emiliano Díaz, o Inter anunciou neste sábado (29) a contratação de Abel Braga para sua oitava passagem pelo clube gaúcho. O técnico de 73 anos, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006, terá a missão de salvar a equipe do rebaixamento nas duas rodadas finais do Brasileirão. 

Conforme relatos da imprensa gaúcha, Abelão só aceitou o convite da direção porque é torcedor e ama o SCI. Junto dele, retorna o preparador físico Élio Carravetta.

O cenário, todavia, é duríssimo. Após a vitória do Vitória sobre o Mirassol por 2 a 0, resultado que colocou o Inter na zona de rebaixamento quando restam apenas duas partidas para o fim do campeonato. Ocupando a 17ª posição com 41 pontos, o time colorado ainda enfrenta o São Paulo fora de casa e recebe o Bragantino no Beira-Rio.

Se vencer as duas partidas, o Inter assegura sua permanência na Série A. Caso os resultados sejam diferentes, o time precisará contar com tropeços dos concorrentes diretos na luta contra a queda.

Abel Braga não comanda uma equipe desde 2022, quando deixou o Fluminense. Na ocasião, chegou a declarar aposentadoria dos gramados ao afirmar que "não aguentava mais". Posteriormente, atuou como coordenador técnico do Vasco entre 2022 e 2023.

Em sua última passagem pelo Inter, entre 2020 e 2021, Abel conduziu o time ao vice-campeonato brasileiro. Além dos títulos principais conquistados em 2006, o experiente treinador também venceu o Gauchão em 2008 e 2014. Pelo Colorado, acumula 340 jogos à beira do gramado.

Este será o terceiro técnico do Inter em 2025 e o nono da gestão de Alessandro Barcellos, presidente desde 2021. Curiosamente, uma das primeiras decisões de Barcellos ao assumir foi justamente promover a saída de Abel após o Campeonato Brasileiro para apostar no espanhol Miguel Ángel Ramírez.

Confira o comunicado oficial do clube: O Sport Club Internacional comunica que Abel Braga está de volta ao comando técnico do clube para a disputa das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Esta será sua oitava passagem pelo Inter, sendo o treinador que mais vezes comandou o Colorado — 340 jogos oficiais. Multicampeão pelo Inter, Abel conquistou o Mundial de Clubes (2006), a Libertadores (2006), os Gauchões de 2008 e 2014 e a Copa Dubai de 2008. Em sua última passagem, liderou o time no vice-campeonato brasileiro de 2020, disputando o título até a última rodada, em campanha de grande competitividade. Abel iniciará os trabalhos no CT Parque Gigante neste domingo, ao lado da comissão permanente do Clube. Élio Carravetta também retorna ao Internacional para integrar-se ao grupo de trabalho neste desafio.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram