Texto por Colaborador: Redação 13/04/2025 - 05:45

O GE.com apresentou o potencial que cada time para a rodada 3° do Brasileirão comparando o desempenho nos últimos 60 dias como mandante ou visitante em todas as competições e também nos últimos seis jogos independentemente do mando. Também são consideradas as performances defensiva e ofensiva das equipes no jogo aéreo e no rasteiro. Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, são analisados 76.386 finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 3.135 jogos de Brasileirões desde 2013 que servem de parâmetro para a produtividade atual de cada equipe.

FAVORITISMO: FORTALEZA 33% X 36% INTER

Desde o início de março, após uma semana livre, o Fortaleza disputou dez jogos e sofreu apenas dois gols em jogadas rasteiras. O Internacional, por sua vez, em toda a temporada fez 16 partidas e sofreu apenas um gol desses. Sabem controlar o jogo rasteiro.

Assim, é de se esperar que acabem recorrendo ao jogo aéreo. E a bola parada tem potencial para decidir porque quando analisados os gols sofridos em toda a temporada, o Fortaleza tem o segundo pior percentual de gols sofridos após bolas paradas (50%), e o Internacional, o maior percentual de gols a partir de bola parada (88%).O Internacional sofreu apenas oito gols em 16 partidas (0,50), segunda melhor média de gols sofridos (a melhor é do Atlético-MG, com 0,33). Desses oito gols, em nada menos que sete a jogada começou a partir de uma bola parada (dois pênaltis, 1 falta dois toques, duas faltas levantadas, um escanteio e um lateral).

O Fortaleza é o terceiro time da elite nacional com maior influência de gols marcados em jogadas de bola parada (38%): foram 11 de 29 gols.

Sem contar pênaltis e faltas diretas, os dois times sofreram cinco dos últimos seis gols a partir de jogadas aéreas. Não é a especialidade do ataque do Inter, fez apenas três dos últimos dez gols assim.

O Fortaleza tem potencial para surpreender usando bolas altas: marcou dessa forma quatro dos últimos quatro gols, com capacidade para explorar o ponto fraco da, até aqui, extraordinária defesa do Inter.

O confronto é um dos melhores da rodada: o Internacional está invicto na temporada, e o Fortaleza parece estar priorizando o Brasileirão neste ano, já que nos jogos da competição vem mostrando um desempenho não visto no Cearense, na Copa do Nordeste e nem mesmo na Libertadores. Seria apenas coincidência?

Ressaltado o grande desnível no desempenho do Fortaleza nas primeiras rodadas do Brasileirão em comparação com as outras competições, a equipe tem o sexto pior desempenho caseiro na temporada (6 V, 0 E, 5 D, 55%), com o 12º ataque (19 gols com média 1,73) e a 12ª defesa (nove gols sofridos, 0,82).

O Internacional é o terceiro melhor visitante do ano (4 V, 4 E, 0 D). Tem o terceiro melhor ataque forasteiro (14 gols com média 1,75) e a sexta melhor defesa (seis gols sofridos, 0,75).

 

Categorias

Ver todas categorias

Quem deve ser titular no gol do Inter?

Anthoni

Votar

Rochet

Votar

144 pessoas já votaram