Texto por Colaborador: Redação 18/03/2023 - 00:00

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, participou no meio desta semana do podcast Dinheiro em Jogo como representante da Libra, um dos blocos de clubes que negocia a formação de uma liga única com a LFF (sigla para Liga Forte Futebol do Brasil, na qual o Inter faz parte) para organizar o Brasileirão. O cartola defendeu o seu grupo, dando a entender que a LFF "exagera" nas exigências frente o atual modelo brasileiro. Confira suas declarações:

"A gente tem de ser realista. Porque senão parece que você faz um discurso fantasioso, em nome de uma ética econômica ou de igualdade no futebol brasileiro, mas no fundo, quando você espreme, o que parece mesmo é que você é contra a própria liga. Não quer que a liga aconteça. Fica muito bonito na televisão, fica muito bonito nos jornais, mas não tem conexão com a realidade, porque precisa combinar com os russos. E os russos estão dizendo: "Meu amigo, se eu não fizer nada, eu vou ter uma situação igual a de hoje, que é a que mais me beneficia". Então esse paradigma do que nós queremos e o que é possível é muito importante para pontuar o que é o modelo da Libra no futebol brasileiro (...) A conta da Libra é feita de uma forma que a distância do primeiro para o último diminui gradativamente de acordo com o aumento da receita. A trava não é R$ 4 bilhões, é R$ 2.7 bilhões, e, a partir daí, a diferença já começa a cair absurdamente. É só olhar a planilha. Então na verdade o que estamos fazendo é uma regra de transição, que é conectada ao mundo real. Não é perfeito. Para mim, o que não fica muito claro, muito reto na minha opinião, é defender um modelo que na prática é inexequível. Porque se Flamengo e Corinthians a qualquer conglomerado de mídia, eles terão algo parecido com o que há hoje".

Enquanto o Forte Futebol defende a adoção de modelo de distribuição que reduz a diferença entre quem arrecada mais e menos, o da Libra mantém o privilégio de alguns clubes – como Flamengo e Corinthians, que levam vantagem sobre os demais no sistema atual.

Categorias

Ver todas categorias

Você está otimista para a temporada 2024 do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

259 pessoas já votaram