Ricardo Duarte / InternacionalO Colorado venceu o Maracanã por 3 a 0, nesta noite de quinta-feira (22/05), e garantiu classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil! Válido pela terceira fase da competição, o jogo de volta com os cearenses foi disputado no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e contou com gols de Alan Patrick, Wesley e Oscar Romero para o Inter. Após o jogo, confira um compilado com as principais análises do treinador colorado:
Atuação e vitória: “Havia opção de preservação para o Alan como fizemos: dentro do jogo. A gente tem lidado assim com ele, Fernando, Bruno. O fato de preservar pode parecer que é pra que eles treinem menos. Mas não, é para trabalho de força para que resistam... Para esse jogo, não havia possibilidade de preservar o Alan. Havia da gente fazer, quando a gente optou por fazer a carga dentro do jogo, até porque o Alan esteve fora contra o Botafogo. A gente vem fazendo essa gestão do Alan (...) Pra mim, é um resultado que demonstra minimamente o que aconteceu no jogo. Poderia ser um placar maior, mas nós fizemos a obrigação, do time maior passar para a próxima fase de uma competição que nos interessa ganhar."
“Zero preocupação com o Anthoni. Fez cobertura pelo alto, no chão. A mudança no sistema se deu porque imaginávamos que o adversário viria fechado, com dobra de laterais, como em Porto Alegre (...) Hoje eu tive de tirar o Victor Gabriel com o tornozelo machucado. Temos uma semana decisiva, e precisamos a corda esticada. Esse jogo era importante. Temos de retomar no Brasileiro. E a semana que vem”.
"Tanto no primeiro tempo quanto no segundo, minha conduta foi muito parecida. Não teve dura no intervalo, teve orientação, que é o que eu me proponho a fazer para os atletas, depois de um primeiro tempo de muito volume e oportunidades... Conquistamos o primeiro objetivo. Temos que encarar o Brasileirão com seriedade para nos recuperarmos. É óbvio que também já pensamos na decisão da Libertadores contra o Bahia”.
"O atacante vive de mais e menos confiança na sua finalização. Eu tava torcendo tanto para o Wesley fazer o seu gol (...) Ele vinha atuando muito bem, mas eu imaginava o quanto ele devia estar se sentindo pressionado."
Penalidades: "Na palestra antes do jogo, sempre destaco 2 ou 3 atletas para cobrarem pênaltis. Mas, dou a eles liberdade para se conversarem e decidirem quem vai bater, pois depende do momento de cada um.... A do poste foi desperdiçada. As outras foram méritos do goleiro".
Futuro no certame: "Essa é uma competição que temos capacidade de vencer. Hoje (quinta), a gente fez o trabalho que tinha que ser feito. Um time de maior ranking passar de fase, agora as fases se afunilam com time com mais histórico. Isso faz com que a gente tenha que evoluir. Conquistando solidamente essa passagem vai nos dando confiança para as fases posteriores".
Sequência decisiva entre Brasileiro e Libertadores: "Tem três dias de descanso para esses jogos. No planejamento macro, pensamos nesse contando com a Libertadores na próxima semana. Alguns atletas se ressentem do cansaço, poupamos nos treinos e fazemos controle da carga no jogo, quando possível. Temos uma semana decisiva, é importante ir com força máxima nas competições. Um objetivo foi conquistado, tem a recuperação do Brasileirão, que é importante. E o jogo da Libertadores, que é decisivo em casa".
Possibilidade da repetição de um time mais ofensivo para os próximos jogos: “Claro que pode, porque é o mais próximo que temos como estrutura. Na ausência de algumas figuras, optamos por outra. Mas essa sempre se mostra uma opção importante.”
"Hoje optei por colocar inicialmente na esquerda (Gustavo Prado), e era importante pra mim deixar ele na posição em que ele se sente completamente à vontade, trocar durante o jogo e tivesse confiança nas suas ações. Acho que ele foi bem.. A ponta direita, desde a nossa chegada, é ocupada por jogadores diferentes. Já foi o Tabata no começo, o Gabriel, o Vitinho esse ano... Tem uma posição ali que ninguém agarrou 100%."
"A gente vai gerindo. A gente tem um grupo com um bom número de jogadores e com boa qualidade, mas enfrentar três competições é muito difícil, até porque tem as perdas ainda (...) A maturidade que esses meninos vêm apresentando é por consequência do trabalho que eles vêm fazendo no dia a dia. Eu tenho insistido muito com o Prado desde o ano passado e vejo uma evolução, é um jogador de lado que era um meia."
“Vejo que o Fernando ainda tem saúde para duas ou três temporadas. Quem joga na Europa, quando volta ao Brasil, se a gente souber cuidar bem do atleta, ele ainda vai longos anos”.
Efetividade nas finalizações: "Se tem algo que eu trabalho com muita frequência, é finalizações, e elas aconteceram muito, em alguma medida, muito parecida com o que a gente trabalhou no jogo. Paciência, vamos trabalhar mais."
05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada