Sem trabalhar como técnico desde 2016, Celso Roth questionou a onda de contratações de estrangeiros pelos clubes brasileiros. O comandante do título continental colorado em 2010 citou especificamente dois nomes que têm sido falado muito recentemente: Jorge Jesus e Paulo Sousa, o ex e o atual treinador do Flamengo, ao globoesporte.com, como exemplos para explicar seu ponto de vista:
"Dirigente acha agora que treinador brasileiro não tem mais qualidade. Aí vai buscar quem ganhou o que? Jesus ganhou quantas vezes a Copa da Europa? Paulo Sousa ganhou quantas vezes? Se é para trazer gente, é para trazer gente que qualifique nosso futebol (...) O Flamengo melhorou o quê com o Jesus? Fora a qualidade técnica dos jogadores e do time. Não é nada contra ninguém. Temos que ter gente que qualifique. Mundo é África, Ásia, América do Sul e também Europa, não só Europa. Temos que acompanhar o futebol e sua evolução, sua literatura. Isso é fundamental para o treinador estar com o conhecimento em dia", completou.
"Queremos qualidade. Com exceção do Jesus e do Abel (Ferreira), que estava questionado antes da Libertadores e ganhou porque fez um esquema retroativo e ganhou, temos que analisar. Jesus sempre foi questionadíssimo em Portugal e teve a felicidade de chegar na hora certa e com o time bom, não tirando o mérito do Jesus. Quem faz as escolhas tem que ter cuidado", finalizou.