Site Oficial do InternacionalNa última segunda-feira (9), os conselheiros do Internacional reuniram-se no Salão Nobre do Conselho Deliberativo para discutir o resultado contábil do primeiro quadrimestre de 2025 e apresentar o planejamento estratégico anual do clube. Com 155 presenças registradas, a sessão aprovou, por unanimidade, a ata da reunião anterior, referente às finanças do exercício de 2024.
A reunião foi conduzida por Gustavo Juchem, presidente do Conselho Deliberativo, e teve início com a leitura da convocação oficial realizada por Gabriel Velho Vieira, terceiro secretário da Mesa Diretora. Em seguida, Aldoir Pinzkoski Filho, Diretor Executivo de Finanças, apresentou os números do período, abordando os desvios orçamentários e as expectativas para os próximos meses.
"Estamos atendendo o quadro de receitas praticamente na plenitude. O orçamento está dentro do esperado, mas desvios sazonais acontecem. Agora, no mês de maio, já estamos atendendo e voltando para os trilhos traçados para o ano de 2025. Nossa expectativa é de que o orçamento seja cumprido na sua plenitude, e que qualquer desvio seja compensado nos próximos meses", afirmou Aldoir Pinzkoski Filho.
O debate sobre a situação financeira contou com a participação dos conselheiros Giovani Dagostim, Josué Krug e Henrique Alves Ossig Júnior, que levantaram questões sobre a valorização do Celeiro de Ases e o impacto das oscilações cambiais no balanço do clube. As dúvidas foram respondidas por Aldoir Pinzkoski Filho, que reafirmou o compromisso da gestão em manter responsabilidade fiscal e buscar um superávit de €18 milhões no ano.
"As ponderações feitas pelos conselheiros são todas pertinentes e realistas. O ponto de preocupação dos conselheiros também é ponto de preocupação da Gestão.(...) A nossa meta orçamentária é de 18 milhões de superávit, o Internacional é a nona ou décima folha do Brasil e, por outro lado, temos a ambição e a responsabilidade de disputar títulos. No primeiro quadrimestre, a nossa dívida reduziu, e a gente está tendo que ser muito eficiente. Vamos continuar lutando, como gestão, para manter a responsabilidade e manter nossas metas orçamentárias", declarou Dalton Schimitt Junior, vice-presidente do Conselho de Gestão.
Outro ponto abordado na reunião foi o planejamento estratégico do Internacional, apresentado por Guilherme dos Reis Mallet, vice-presidente de Planejamento. Ele destacou avanços no modelo de governança, mencionando recentes reformas estatutárias, além de detalhar os eixos estratégicos do clube, que incluem futebol, negócios e gestão.
"Em relação à estratégia do Clube, a gente fez uma análise de todo o ambiente, e chegamos a 55 tópicos, que nos indicam nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Entre as forças, estão a nossa torcida, de cerca de sete milhões, com 150 mil sócios e sócias; o histórico vencedor e a identidade de engajamento social", explicou Guilherme dos Reis Mallet.
O vice-presidente de Planejamento ainda elencou três valores fundamentais para o clube desempenhar sua missão de "gerar orgulho na vida das pessoas": responsabilidade social e ambiental, alto desempenho em campo e gestão de excelência.
Durante a sessão, os conselheiros Raphael Pereira de Abreu, Lino Kieling e Luciana Paulo Gomes encaminharam questionamentos ao vice-presidente de Planejamento, que foram esclarecidos na sequência. Por fim, Gustavo Juchem reforçou a abertura do prazo para envio de propostas à Reforma Estatutária antes de encerrar os trabalhos da noite.
13/12
07:12
Inter enfrenta decisões urgentes sobre seis jogadores com contratos encerrando em dezembro
13/12
06:13
Movimento pela destituição do Conselho de Gestão do Inter ganha força com coleta de assinaturas
13/12
05:40
Clubes brasileiros propõem redução no número de rebaixados da Série A
13/12
05:00
Clubes solicitam à CBF suspensão de novos gramados sintéticos até reunião em 2026
13/12
04:00
Oscar se aposenta do futebol após problema de saúde no São Paulo
12/12
17:37
Inter aguarda até segunda resposta de Tite para comandar equipe em 2026: alguns bastidores
12/12
17:30
Inter tem três opções brasileiras para o comando técnico em 2026
12/12
13:53
Barcellos admite erros na análise do elenco e projeta reconstrução financeira no Inter
12/12
12:52
Inter faz proposta para Tite e aguarda resposta; contato foi feito por Abel Braga
12/12
12:09
Barcellos anuncia Abel Braga como diretor técnico e inicia busca por novo treinador
12/12
11:30
Disputa por porcentagens impede avanço na compra de Victor Gabriel
12/12
05:00
Conselheiros do Inter questionam orçamento irrealista e cobram transparência sobre LFU
12/12
04:30
Fernando Carvalho aprova postura de Barcellos e avalia situação colorada
12/12
04:00
Abel Braga teria ligado para Tite oferecendo comando do Inter em 2026
12/12
03:30
Vitória negocia renovação de empréstimo de Ramon para 2026
12/12
03:00
CBF dobra limite de jogos para transferências durante o Brasileirão 2026
12/12
02:30
CBF discute redução no limite de jogadores estrangeiros no Brasileirão
12/12
02:00
Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para a Libertadores a partir de 2026