Valdomiro Vaz Franco é sinônimo de história e glória para o Internacional. Recordista em campo, ele foi o responsável pelo cruzamento que originou o Gol Iluminado de Figueroa em 1975, momento que eternizou o primeiro título brasileiro do clube. Na temporada seguinte, voltou a brilhar: primeiro, cobrando a falta que resultou no gol de Dadá Maravilha e, depois, marcando o segundo gol na final contra o Corinthians, consagrando mais um título nacional para a Academia do Povo.
O maior recordista de jogos pelo Colorado, com 803 partidas, Valdomiro não se destacou apenas pelos gols, assistências e títulos, mas também pela trajetória de vida que reflete a essência alvirrubra. Com origens humildes, o eterno camisa 7 do Tri enfrentou desafios com perseverança, alcançou o topo e, mesmo lá, nunca esqueceu suas raízes.
Em entrevista ao Guaíba Esportes, o ídolo colorado falou sobre a homenagem recebida no último Gre-Nal e afirmou já ter falado para o presidente Alessandro Barcellos que o Inter precisa ser campeões gaúcho em 2025.
DECLARAÇÕES:
"Quando vi a homenagem, chorei. Me emocionei, não tenho vergonha de dizer. Eu não sabia que seria uma homenagem tão grande."
"Eu devo tudo, como homem e como atleta, ao Inter."
"Eu vou sempre dizer: eu preferia jogar Gre-Nal do que com a Seleção Brasileira, pois o clássico consagra."
"Estou pedindo para o Barcellos há muito tempo, a gente precisa ganhar o Gaúchão. Se precisar, eu falo pros jogadores a importância."
"Eu sou o único jogador que ganhou oito títulos gaúchos seguidos. Então, para mim, é importante que a gente vença o próximo. Temos que ganhar de qualquer jeito."
???????? EMOÇÃO
— Guaíba Esporte (@GuaibaEsporte) October 21, 2024
Valdomiro, homenageado pela Guarda Popular no Gre-Nal 443, falou com o programa Guaíba Esportes. O ídolo colorado afirmou ter chorado com a lembrança da torcida. pic.twitter.com/VS4Pk7DY2C
???????? QUER O GAÚCHÃO!
— Guaíba Esporte (@GuaibaEsporte) October 21, 2024
Em entrevista ao programa Guaíba Esportes, Valdomiro afirmou já ter falado para o presidente Alessandro Barcellos que o Inter precisa ser campeões gaúcho em 2025. pic.twitter.com/DmTbMdnXEQ