Nascido em 9 de fevereiro de 1996, Otávio Edmilson da Silva Monteiro chegou ao Porto em 2014, em cima do encerramento da janela de transferências
O Internacional tinha sido o único clube da carreira até ao momento, onde estreou com apenas 17 anos na equipe principal e em 2013, na segunda temporada ao mais alto nível, completou 39 jogos e fez 7 gols com a camisa alvirrubra.
Em Portugal, Otávio começou por crescer e mostrar o seu futebol na equipe B do FC Porto e no Vitória de Guimarães, onde atuou por empréstimo durante um ano e meio. Foi lá que se tornou ídolo desde então, sendo naturalizado lusitano e convocado pela seleção de Cristiano Ronaldo.
Já com 27 anos, o meia agora encontra-se em um momento sem volta de sua carreira: dar um passo a mais em uma liga mais forte ou se manter no país onde é adorado, aumentando suas chances pelo sonho da Copa do Mundo no Qatar?
Mesmo distante do outro lado do Atlântico, seu futuro pode beneficiar o Internacional. Caso o meia seja vendido, o Colorado recebe um valor pelo mecanismo de solidariedade da Fifa, mas dada a sua idade, não parece provável que ocorra com altos valores além desta janela europeia.
Nesse cenário, foi noticiado neste domingo que o Porto está convencido de que o Liverpool fará uma oferta pelo meio-campista.
O Mirror diz que o Porto espera que o Liverpool consolide seu interesse no ex-Inter depois que eles rejeitaram uma oferta de 26 milhões de libras pelo craque do Leeds.
Os campeões portugueses acreditam que os ingleses apresentarão uma oferta oficial na próxima semana e que será £ 8 milhões a mais do que o Leeds estava disposto a pagar.
O agente do jogador esteve na Inglaterra na tentativa de intermediar uma mudança para seu cliente, com o time da Primeira Liga disposto a fazer negócios em torno da marca de £ 38 milhões.
Otavio, que pode entrar em qualquer lugar no meio-campo ou na linha de frente, jogou 237 jogos pelo Porto desde que se juntou ao Vitória Sport Clube em 2016. E contribuiu com 24 gols e 62 assistências para sua equipe. Na temporada passada, ele esteve em boa forma com o Porto rumo ao título da liga.
E o jogador de 27 anos foi recompensado com sete convocações por Portugal, apesar de ter jogado pelo Brasil em nível de faixa etária durante o início de sua carreira.