Texto por Colaborador: Redação 21/11/2025 - 05:00

Em uma partida marcada por tensão, pressão e pela necessidade urgente de pontuar, o Internacional encontrou em um jovem de 19 anos o protagonista improvável da noite. Ricardo Mathias, atacante formado nas categorias de base coloradas, entrou no segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, na noite desta quinta-feira, na Arena Castelão, e viveu um enredo digno de cinema: marcou um gol contra e, minutos depois, anotou o golaço que garantiu um triunfo fundamental na luta contra o rebaixamento.

Na disputa para manter sua posição na Série A do ano que vem, a equipe que mais tem a comemorar neste meio de semana é o Internacional, revelou o GE. A equipe gaúcha conseguiu vencer o Ceará fora de casa e viu suas chances de permanência saltarem de 86,09% para 95,09%. Foram cinco partidas sem vencer até o resultado positivo no Castelão. Para consolidar de vez a recuperação, o Inter tem pela frente um confronto direto diante do Santos na próxima segunda-feira, no Beira-Rio.

Se o Colorado está a quatro pontos do Vitória, 17º colocado e primeiro integrante do Z-4, a situação do Peixe é ainda mais preocupante, pois tem apenas um ponto de vantagem para a equipe baiana. A probabilidade de permanência na Série A do Alvinegro Praiano subiu de 55,40% para 57,94% pelo pontinho do empate frente ao Mirassol e mais uma rodada se mantendo fora da zona de rebaixamento.

O Leão, por sua vez, se mostrou satisfeito com o empate diante do vice-líder Palmeiras, mas as chances de seguir na Primeira Divisão caíram de 32,11% para 25,98%. No fim de semana, o Vitória visita o lanterna Sport e leva na bagagem a obrigação de vencer a já rebaixada equipe pernambucana.

Dentro do Z-4, Fortaleza e Juventude voltaram a alternar suas posições e também os percentuais de chances de permanência. O time cearense bateu o Bahia e elevou suas possibilidades de 11,80% para 14,15%. A equipe gaúcha caiu de 16,99% para 8,79% ao permitir o empate do Cruzeiro, no Alfredo Jaconi. Ambos seguem bastante ameaçados pelo fantasma da Série B.

Após a 34ª rodada, a pontuação mínima necessária para garantir a permanência na Série A é 47 pontos.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.899 jogos de Campeonatos Brasileiros, que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

 

 

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram