Em entrevista a jornalista Raisa Simplicio, do DAZN, Zé Ricardo analisou sua rápida passagem e das dificuldades enfrentadas pelo Inter em um momento de pós-derrota do título da Copa do Brasil, no fim de 2019. Avaliando como uma “Passagem positiva”, confira suas ponderações:
"O que a gente percebeu ali que depois da derrota na final da Copa do Brasil para o Atlético Paranaense realmente houve um momento muito triste vamos dizer assim, chegar numa final de Copa do Brasil está longe de ser ruim né, mas criou-se uma expectativa muito grande para o clube, para torcida, para os dirigentes e para todos aqueles da comissão técnica - o meu amigo Odair, ele fez um excelente trabalho lá - mas criou uma frustração muito grande e essa frustração acabou por motivos que o clube depois levou em consideração, optando em fazer a troca com a saída do Odair e depois o convite para mim.
Então assim, eu fiz uma relação muito boa com os atletas, não necessariamente apenas a relação humana mas com o trabalho apesar de curto né e muito intenso, porque os jogos foram muito um em cima do outro, a gente praticamente só teve uma semana cheia para trabalhar. Entendemos que a equipe já tava começando a dar algumas respostas interessantes para que a gente achasse o jogo que pudesse credenciar para uma vaga direta. Grande problema que os jogos que eu fiz é que nós jogamos seis foras fora de casa e desses seis quatro praticamente foram contra times que estavam disputando essa vaga com a gente né. Jogamos contra o Bahia fora na Fonte Nova, depois jogamos contra o Grêmio na Arena, depois pegamos o Corinthians na Arena Corinthians e por fim, o São Paulo, que provavalmente era o principal adversário da vaga direta, tanto que o próprio São Paulo conseguiu a vaga dentro do Morumbi, então foram jogos extremamente difíceis que a gente tinha certeza que só poderíamos conseguir essa vaga se fossemos ousados e corajosos, só que são equipe extremamente qualificada e jogos difíceis, conseguimos bom jogos fora de casa mas o jogo contra o São Paulo infelizmente acabamos sendo derrotados por 2 a 1 e foi a grande diferença que nos tirou dessa vaga direta.
Mas eu credito como uma passagem positiva, porque pelo menos a gente teve a oportunidade lá de deixar o clube uma condição de buscar vaga direta depois pela pré-libertadores e depois uma vaga na chave de grupo, como acabou acontecendo agora no início do ano."