Foto: Reprodução/ConafutUm dos 16 signatários do manifesto de clubes da Série A pela Lei do Mandante – termo criado após a publicação da Medida Provisória 984 –, o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, esclareceu, nesta quinta (23), no Congresso Nacional de Futebol, que é a favor da mudança na legislação, mas com a condição das equipes discutirem contratos de transmissão em blocos.
"Assinamos o manifesto dos clubes, mas deixo bem claro que é sob condição. Aquilo só vai prosperar se os clubes tiverem associados e fizerem a negociação em blocos. Isoladamente, temos certeza que estaremos dando um passo para trás", disse Sette Câmara, que participou do painel ao lado do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, e do head de futebol do Red Bull Bragantino, Thiago Scuro.
O Grêmio não assinou o manifesto, assim como Fluminense, Botafogo e São Paulo. Bolzan, porém, explicou que há muito a se discutir e, por isso, preferiu não se posicionar a favor do manifesto. "A iniciativa, da forma que aconteceu, com contratos em vigor, poderia ter sido feita com conteúdo muito mais culturalmente preparado. Essa foi uma situação que nos levou de reboque, não foi buscada para formatar uma posição", ressaltou o dirigente gremista.
O Red Bull, que subiu este ano e ainda não tem contrato de transmissão assinado para o Campeonato Brasileiro, concorda que é preciso um debate maior. "Como estamos em tratativas, nosso entendimento é a favor de um movimento coletivo. O direito de transmissão individual é uma modernização, mas é importante que os clubes se aglutinem, com pesos pré-estabelecidos e transparentes", defendeu Scuro. O clube-empresa também assinou o manifesto.
O presidente do Grêmio, por sua vez, se posicionou contra a criação de uma liga, especialmente, com a função de organizar campeonatos. "O futebol brasileiro tem muita capacidade de reunião e pouca união. Há culturas, tamanhos, protagonismos e preconceitos diferentes entre os clubes. Sou a favor de uma associação, não de uma liga. Não vejo a capacidade dos clubes de realizarem o próprio campeonato", afirmou.
Sette Câmara vai na mesma linha. "Eu também sou a favor de uma associação, um escritório de negócios, dos clubes participarem de um conselho de administração, com executivos que não tenham ligação com os clubes, fazendo negociação em blocos e mais contratos interessantes", ponderou.
CBF crê que o tema será resolvido nos próximos dias
De acordo com a publicação do uol, membros da CBF não acreditam em um longo sucesso da MP 984. Com isso, a situação deverá ser resolvida nos próximos dias. Após conversas com interlocutores em Brasília, a entidade não vê a medida provisória que altera radicalmente a dinâmica das transmissões do futebol brasileiro sendo aprovada no Congresso. Em um primeiro momento, a impressão é que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não colocará a pauta em votação.
Diante disto, após 120 dias, o texto poderá perder a validade e os clubes não poderiam exercer. Mesmo assim, outras situações aliados ao presidente Jair Bolsonaro deverá colocar em votação e convencer os opositores da Câmara dos deputados federal.
Por fim, de acordo com a previsão nos corredores da CBF é que o esquema antigo de transmissões fossem retomados em meados de outubro. Caso a nova medida provisória não for aprovada.
Fontes: Thiago Nogueira / Super FC / UOL05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada