Texto por Colaborador: Redação 05/12/2025 - 04:30

A pressão sobre Alessandro Barcellos atingiu níveis insustentáveis. Com o Internacional a uma rodada do possível rebaixamento, o presidente colorado estuda seriamente abandonar o cargo antes mesmo de completar seu mandato, que se encerraria apenas no fim de 2026. A revelação foi feita nesta quinta-feira pelo jornalista Fabiano Baldasso durante transmissão ao vivo no YouTube.

"Aqui eu vou dar uma informação. O presidente Barcellos está cogitando a possibilidade da renúncia. Está, efetivamente, considerando essa possibilidade, que é real. Não só por toda essa pressão, mas por uma iniciativa própria. Se o Barcellos seguir presidente com o Inter na Série B, ele continuará sendo uma pessoa pública. Vai dar entrevista, vai desembarcar com o time no aeroporto. Só que ele terá dificuldade de exposição pública com o rebaixamento. Sabemos como as coisas funcionam no RS", revelou Baldasso.

O jornalista ainda complementou sua análise sobre a situação do mandatário colorado: "Pensando por mim, pelo meu lado, eu penso que ele tem que se afastar da vida pública e sair dos holofotes. Todos os caminhos convergem para a renúncia. Nem sei mais se seria ato de grandeza ou covardia, mas sei que não há mais alternativa. É a única coisa que pode ser feita neste momento."

Nos bastidores políticos do clube, a movimentação já começou. Conforme o setorista Lucas Collar, conselheiros, principalmente da oposição, articulam a saída de Barcellos após o encerramento do Brasileirão. O detalhe importante: esse movimento aconteceria independentemente do Inter permanecer ou não na Série A em 2026. Duas estratégias estão sendo trabalhadas para viabilizar a saída: uma renúncia espontânea ou através da reprovação das contas do presidente.

Caso o Conselho de Gestão presidido por Alessandro Barcellos renuncie, não haverá eleição direta entre os sócios colorados para escolher o substituto. O processo ficará restrito ao Conselho Deliberativo, que indicará um nome para completar o mandato até o final de 2026.

Um nome que circula nos corredores do Beira-Rio como possível pacificador é Giovanni Luigi, que comandou o clube entre 2011 e 2014. O ex-presidente é visto como alguém capaz de acalmar os ânimos em um momento tão delicado.

O Inter decide sua permanência na elite do futebol brasileiro neste domingo, às 16h, quando recebe o Bragantino no Beira-Rio. Para aliviar a pressão sobre Barcellos e garantir a Série A, o Colorado precisa vencer e ainda torcer por ao menos dois resultados favoráveis entre três confrontos paralelos que envolvem Vitória, Fortaleza e Ceará.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram