De acordo com as informações do ge.com nesta segunda-feira, Grêmio, Inter e Juventude foram da esperança à incerteza em relação à resposta da CBF, após solicitarem uma pausa de três rodadas no Brasileirão. Embora algumas equipes tenham demonstrado apoio, a data do Conselho Técnico Extraordinário, marcada para o fim da pausa, sugere que o pedido pode não ser atendido. Enquanto isso, planos para o retorno aos treinos estão em andamento.
Alguns clubes, como Athletico e Atlético-MG, expressaram apoio público à pausa solicitada pelos clubes gaúchos. No entanto, Flamengo e Palmeiras se posicionaram contra. A CBF ainda não tomou uma decisão definitiva, mas convocou uma reunião para discutir vários aspectos das competições.
Além do Brasileirão, as Séries C e D também estão em pauta, afetando seis clubes gaúchos. A decisão não exige unanimidade, mas um consenso entre os clubes das quatro divisões. Um grupo expressivo indica apoio à pausa.
Caso a pausa seja aprovada, as rodadas afetadas seriam a sétima, oitava e nona, com a retomada do campeonato prevista para 12 de junho. A Conmebol já remarcou os jogos da Libertadores e Sul-Americana dos clubes gaúchos para junho.
Os clubes de Porto Alegre ainda estão decidindo quando voltarão aos treinos, com o Juventude programado para retomar na terça-feira. Enquanto aguardam melhorias no estado, Grêmio e Inter consideram outras opções de local para treinamentos.