Lucas Figueiredo/CBFA Série A 2021 terá o retorno do torcedor ao estádio a partir da rodada 23, no próximo fim de semana. Esta foi a decisão tomada, nesta terça-feira (28), por 18 dos 20 clubes que disputam a competição, durante o Conselho Técnico Extraordinário para deliberar a respeito desse tema. O percentual do estádio que poderá ser ocupado seguirá a autorização oficial dos órgãos sanitários locais.
Para garantir a isonomia da competição, os clubes debateram uma forma de promover igualdade de condições neste cenário. Diversas propostas foram apresentadas pelos presidentes e pelo Diretor de Competições da CBF, Manoel Flores. Pelo que foi acordado, neste fim de semana, duas partidas serão remarcadas. Se houver necessidade em função de alterações nas decisões governamentais nos Estados envolvidos, os clubes voltarão a se reunir antes da rodada 26.
Entre os participantes do campeonato, apenas o Athletico Paranaense se posicionou contra o retorno da torcida. Convidado, o Flamengo não enviou representante para a reunião. O Conselho Técnico Extraordinário foi conduzido pelo Presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, que salientou o caráter democrático das quase duas horas de apresentação de propostas, alinhamento de ajustes e debate entre os dirigentes que representam a principal competição do futebol brasileiro.
“Esta é uma decisão conjunta dos clubes, um passo importante para a presença dos torcedores nos estádios que está sendo dado em parceria com os órgãos sanitários, respeitando sempre o protocolo elaborado pela comissão médica organizada pela CBF. Esperamos que a torcida, a maior beleza do futebol, volte a brilhar e se emocionar nos estádios”, afirmou Ednaldo.
Também participaram do encontro os presidentes das federações estaduais com clubes envolvidos, o Secretário-Geral da CBF, Eduardo Zebini; os Vice-Presidentes Antônio Aquino, Castellar Modesto Guimarães Neto, Fernando Sarney, Francisco Novelletto, Gustavo Feijó e Marcus Vicente; o Vice-Presidente Jurídico, Carlos Eugenio Lopes; os diretores de Competições, Manoel Flores; Financeiro, Gilnei Botrel; Jurídico, Luiz Felipe Santoro; e de Patrimônio, Oswaldo Gentille; e o Presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF), Jorge Pagura. Ainda marcaram presença representantes da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) e da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF).
Para o Inter, a partida que marcará a volta da torcida ao Gigante será contra o Bragantino, dia 21 de outubro, em duelo atrasado pela 19ª rodada da competição nacional. No momento, o governo do Rio Grande do Sul liberou a volta dos torcedores aos estádios em eventos esportivos. Entre os protocolos vigentes, está a limitação de 40% da capacidade do local, sem exceder o máximo de 2,5 mil pessoas presentes. Contudo, de acordo com a colunista de GZH, Kelly Matos, o Piratini prepara um documento com novas regras, o que deverá aumentar o número de torcedores permitidos nas arenas esportivas, em outubro.
28/01
13:24
Abel Braga fala sobre relação com o Inter e explica comparação entre permanência na Série A e Mundial de 2006
28/01
13:00
Bolívar destaca papel de Élio Carravetta e avaliza escolha de Abel no Inter
28/01
12:45
Fabinho Soldado evita metas esportivas e destaca necessidade de reestruturação no Inter
28/01
10:18
Inter apresenta camisa 2026 inspirada na conquista da Libertadores de 2006
28/01
04:00
Confira o retrospecto histórico entre Inter vs Athletico-PR
28/01
02:11
Inter planeja poupar titulares contra o Caxias visando duelo contra o Flamengo
28/01
02:00
CBF lança programa inédito de profissionalização da arbitragem com investimento de R$ 195 milhões
28/01
01:20
Portal crava favorito entre Inter x Athletico-PR: veja quem e os motivos
28/01
01:00
Dupla das Gurias Coloradas é convocada para período de treinos da Seleção Sub-17
28/01
00:22
Odair Hellmann tem desfalques e reforços à disposição para estreia a Série A: veja provável XI
28/01
00:16
Conmebol abre porta para times dos EUA e México na Libertadores, mas exige aval da Concacaf
27/01
18:32
Busca do Inter por atacante esbarra em exigências financeiras de CSKA e Cuiabá
27/01
18:22
Internacional encaminha compra definitiva de Raykkonen por 2 milhões de reais
27/01
13:52
CBF define árbitro da estreia do Inter no Brasileirão diante do Athletico-PR
27/01
12:49
Inter encerra preparação para estreia no Brasileirão diante do Athletico-PR
27/01
12:15
Com Odair Hellmann no comando, Athletico-PR começa o Brasileirão com poucos reforços
27/01
12:00
Ex-Colorado é anunciado pelo Sport para a disputa da Série B
27/01
04:00
Vitória no clássico não altera planos do Inter no mercado