Texto por Colaborador: Redação 11/09/2025 - 19:36

O Movimento Sangue Colorado protocolou um requerimento na Mesa Diretora do Conselho Deliberativo solicitando que a direção do Internacional ingresse com ação na CBF e no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para reivindicar o reconhecimento do título brasileiro de 2005.

A iniciativa busca uma "reparação histórica" baseada em depoimentos dos envolvidos no campeonato de duas décadas atrás, que foi marcado pela anulação de 11 jogos supostamente manipulados pelo ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho.

O tema ganhou força com o lançamento do documentário "Máfia do Apito", disponível no GloboPlay, no qual Edilson Pereira de Carvalho fez declaração contundente sobre a competição: "Eu mudei o campeão brasileiro. Sem a máfia do apito, a equipe campeã seria o Internacional, o campeão seria o Internacional."

O documentário também reproduz áudio do então presidente do Corinthians, Alberto Dualib, reconhecendo que o título deveria ter sido colorado: "Ganhou, mas se não fosse a merda da anulação dos 11 jogos, nós estávamos fora. O campeão de fato e direito seria o Internacional."

O conselheiro Leonardo Aquino, responsável pelo protocolo do pedido, defende uma ação institucional do clube. Segundo ele, trata-se de decisão a ser tomada pela diretoria, sem necessidade de tramitação pelo Conselho Deliberativo.

"Somos um movimento de oposição ao presidente Alessandro Barcellos. Queremos dar respaldo a ele para que faça o que entender necessário, e se entender necessário", resumiu Aquino.

O procedimento prevê agora o encaminhamento do tema pela Mesa do Conselho Deliberativo à direção colorada. Posteriormente, caberá a Alessandro Barcellos e sua equipe decidir sobre os próximos passos da reivindicação.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram