LUCAS MERÇON e MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.A derrota de 1 a 0 para o Fluminense, neste sábado (25), no Maracanã, escancarou o que cronistas e torcedores já vinham alertando: o Internacional pode, de fato, cair para a Série B. Com apenas quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento, o time colorado se mantém na elite apenas pela incompetência dos adversários diretos. Analistas foram unânimes em apontar a gravidade do momento e cobrar ações imediatas da gestão.
Vagner Martins, em sua coluna no GZH, foi categórico ao alertar sobre o futuro do clube. "Não é exagero, o que se vê em campo e fora dele é de uma incompetência sem precedentes no Beira-Rio. Mesmo que escape do rebaixamento, e tomara que escape, a verdade é que, se nada mudar, em 2026 o Inter vai brigar de novo para não cair. Porque tudo muda, menos a política de futebol", disparou.
O cronista foi duro ao avaliar o elenco que terminou a partida. "O time que terminou o jogo no Maracanã é a imagem da decadência: Ivan; Alan Benítez, Clayton Sampaio, Juninho e Pablo; Ronaldo, Luis Otávio, Vitinho e Alan Patrick; Carbonero e Borré. Esse grupo não subiria nem da Série B para a Série A. O Inter joga um futebol de segunda divisão e só não está no Z-4 porque há quatro ou cinco clubes piores, mas a diferença é que o Inter gasta dez vezes mais."
Martins também cobrou ação imediata do presidente Alessandro Barcellos. "É uma vergonha o que essa gestão fez com o clube. Uma vergonha do que o departamento de futebol se tornou. Diminuíram o Inter. Afundaram o clube financeiramente, enfraqueceram a base e acabaram com o futebol profissional. Alessandro Barcellos ainda tem a caneta e precisa usá-la. Que demita, que reformule, que arranque pela raiz quem montou esse time fraco, quem transformou o Beira-Rio em palco de constrangimento."
O jornalista ainda deixou um recado direto à torcida. "Aos torcedores, fica um pedido: pesquisem quem são os responsáveis. Leiam os nomes do Conselho de Gestão. Decorem. Cobrem. Essa é uma das piores administrações da história do clube e só não é a pior porque todos lembramos o que aconteceu da última vez. O torcedor do Inter não merece esse time e muito menos esses dirigentes."
Leonardo Oliveira, também do GZH, destacou que o Inter tem sido salvo pela incompetência dos adversários diretos na luta contra o rebaixamento. "O Inter está sendo salvo por terceiros. E esse é o único alento dos colorados neste momento, em que a temporada se encaminha para o final. Isso porque o Inter não ajuda o Inter", afirmou.
Oliveira criticou duramente o desempenho da equipe no Maracanã. "Joga um futebol sem identidade, lento, com precariedades técnicas e que cuida das individualidades quando o coletivo naufraga. O primeiro tempo da derrota para o Fluminense foi constrangedor. O time passou 45 minutos entrincheirado na defesa, tentando sobreviver a um adversário que vive instabilidade."
O cronista apontou que apenas o goleiro Ivan impediu uma goleada histórica. "Foram 15 arremates do Fluminense, com quatro defesas de Ivan em chutes à queima-roupa e uma bola na travessia. Ivan, aliás, é a grande notícia deste Inter frágil. Quando o goleiro é uma grande notícia, o sinal é de extremo alerta."
Diogo Olivier, do mesmo portal, reforçou o papel decisivo de Ivan. "Não fosse o goleiro Ivan, com cinco milagres inacreditáveis, aqueles de abertura de processo de canonização no Vaticano, teria sido uma derrota estilo 7 a 1. Um horror coletivo, com algumas falências individuais. Sem uma ideia de que fazer taticamente e um elenco limitado, o quadro é preocupante."
Olivier alertou para a dependência de resultados alheios. "Até quando os adversários na luta contra o rebaixamento seguirão perdendo? Tivesse o Vitória vencido o Corinthians no Barradão, e não perdido por 1 a 0, a pontuação colorada já seria de Z-4. Só pela incompetência baiana a distância segue de quatro pontos."
Os números da partida impressionam negativamente. "Finalizações, 19 a 7. No alvo, 7 a 0 para o Fluminense. Isso mesmo: o Inter saiu do Maracanã sem acertar o alvo. Os cariocas chegaram a bater 70% de posse de bola", revelou.
Olivier também questionou as constantes mudanças de sistema. "O Inter está sem rumo. Não sabe o que fazer. No Maracanã, teve três sistemas de jogo. Não sabe para onde vai. Como chegar a algum lugar sem saber de onde partir? Ramón Díaz tem de saber por que perdeu. Sem isso, o Inter terá de rezar para a turma do Z-4 perder. Já são três partidas sem rendimento: triunfo sobre Sport e derrotas contra Bahia e Fluminense que poderiam ter sido de goleada."
Nas redes sociais, a revolta também foi generalizada. Nando Rocha, reconhecido torcedor colorado no X, observou na mudança de postura dos técnicos Ramón e Emiliano Díaz o claro alerta de risco. "A entrevista dos Diaz é clamorosa. Falam em hombridade, honra, jogar como homens. Com um time muito pior, Ramon bradava no Vasco 'no va a bajar'. Hoje eles disseram que não podem prometer nada pro torcedor."
Rocha foi duro ao avaliar as contratações do clube. "O Juninho por ter jogado com o Roger cinco anos atrás, sendo reserva na Dinamarca, foi obsessão. Um universo inteiro de zagueiros pra buscar e a gente, como sempre, fica restrito à convicção pessoal. O Ronaldo a mesma coisa. Não existe departamento de Futebol. Trabalho nulo."
O torcedor também alertou para o cenário de 2026. "Temos 4 pontos a mais que o Vitória, que joga e corre muito mais. E tem um confronto direto lá no Barradão. Se por um milagre esse time que mais perde do que ganha permanecer na Série A, já se ligaram que o próximo Brasileirão começa em janeiro? Quem é que vai montar o grupo do ano que vem? O calvário não vai ter fim."
Por fim, Nando comparou o momento atual com outras crises recentes. "Desde 2019 que não errávamos tão grosseiramente na montagem de um elenco. A diferença é que em 2019, ainda assim, competimos e fomos longe nas copas. Desde meados de 2024 que erramos em praticamente todas as decisões do futebol. Mas esse ano, em especial, se superaram."
Alexandre Ernst, também no X, cobrou a omissão dos dirigentes após a partida. "RAMÓN E EMILIANO expuseram o vestiário. Falaram em HOMBRIDADE, que FALTA CORAGEM. Não vai ter UM DIRIGENTE que terá a VERGONHA NA CARA de falar sobre a PIOR ATUAÇÃO DO INTER DOS ÚLTIMOS TEMPOS???", questionou.
Ernst ainda destacou trechos da coletiva dos treinadores. "À torcida nunca prometemos nada, desde o primeiro dia que a gente chegou... Emiliano lavou as mãos... apontou que time tem de colocar a cara... Uma entrevista coletiva de quem sabe que tá fodido... Ramón falou em recuperar a coragem dos atletas - 'é uma situação para homens', declarou -, que não há atitude desde o vestiário."
O Inter volta a campo no próximo domingo (2), às 18h30, quando recebe o Atlético-MG no Beira-Rio, em confronto que pode ser decisivo na luta contra o rebaixamento.
12/12
17:37
Inter aguarda até segunda resposta de Tite para comandar equipe em 2026: alguns bastidores
12/12
17:30
Inter tem três opções brasileiras para o comando técnico em 2026
12/12
13:53
Barcellos admite erros na análise do elenco e projeta reconstrução financeira no Inter
12/12
12:52
Inter faz proposta para Tite e aguarda resposta; contato foi feito por Abel Braga
12/12
12:09
Barcellos anuncia Abel Braga como diretor técnico e inicia busca por novo treinador
12/12
11:30
Disputa por porcentagens impede avanço na compra de Victor Gabriel
12/12
05:00
Conselheiros do Inter questionam orçamento irrealista e cobram transparência sobre LFU
12/12
04:30
Fernando Carvalho aprova postura de Barcellos e avalia situação colorada
12/12
04:00
Abel Braga teria ligado para Tite oferecendo comando do Inter em 2026
12/12
03:30
Vitória negocia renovação de empréstimo de Ramon para 2026
12/12
03:00
CBF dobra limite de jogos para transferências durante o Brasileirão 2026
12/12
02:30
CBF discute redução no limite de jogadores estrangeiros no Brasileirão
12/12
02:00
Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para a Libertadores a partir de 2026
12/12
01:30
CBF divulga regulamento completo do Sistema de Sustentabilidade Financeira
11/12
18:55
Flamengo prepara nova investida por Vitão após Intercontinental
11/12
18:16
Futuro de Carbonero no Inter segue indefinido enquanto Racing aguarda decisão sobre compra
11/12
18:00
Magrão revela bastidores da saída de D'Alessandro: "Estava sendo arrebentado internamente"
11/12
14:00
Jornalista revela interesse do River Plate por lateral Colorado