A FGF avalia o pedido da dupla Gre-Nal para que árbitros de fora do Rio Grande do Sul apitem as finais do Gauchão. A decisão precisa ser tomada até esta quarta-feira (5), já que o primeiro jogo da decisão acontece no sábado (8), às 17h45min, na Arena.
O Inter formalizou sua solicitação na terça-feira, alegando que foi prejudicado durante a competição e defendendo que toda a equipe de arbitragem venha de outros Estados. O Grêmio já havia se manifestado favoravelmente à ideia ainda na fase classificatória.
Diante da polêmica gerada na semifinal entre Grêmio e Juventude, a FGF já definiu que os árbitros de vídeo serão de fora do Estado. No entanto, o gol do Grêmio em Caxias, que levou a disputa para os pênaltis, aumentou a pressão sobre a arbitragem, levando o Juventude e o presidente colorado Alessandro Barcellos a questionarem a condução do lance. Essa situação pode dificultar a escolha de Anderson Daronco para o segundo jogo e de Jean Pierre para a partida de ida.
Outro nome cogitado é Rafael Klein, árbitro gaúcho do quadro da Fifa, que pode ser liberado pela Conmebol nos próximos dias caso não siga na Libertadores Sub-20. Porém, sua atuação no Gre-Nal 444 foi alvo de críticas por expulsar o auxiliar Roberto Ribas e validar um pênalti para o Grêmio após revisão no VAR, o que gera questionamentos sobre sua escalação.
Com o novo posicionamento do Inter, a FGF considera solicitar à CBF árbitros da Fifa que não estejam diretamente vinculados às federações locais. Nomes como Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio já foram descartados devido a polêmicas anteriores envolvendo a dupla Gre-Nal.
Conforme apuração de Zero Hora, a decisão final será do presidente da FGF, Luciano Hocsman. Com a retomada das atividades da CBF nesta quarta-feira, a expectativa é que a escala de arbitragem seja anunciada até quinta-feira (6), tornando urgente a definição sobre a possibilidade de trazer árbitros de outros Estados.