Texto por Colaborador: Redação 21/06/2020 - 02:21

Em entrevista exclusiva ao jornal O Globo, o Diretor de Aquisição de Direitos da TV Globo, Pedro Garcia, foi questionado sobre a possibilidade da criação de uma liga entre os clubes, após a Medida Provisória Nº 984, que modifica a forma de negociação dos direitos de transmissão no futebol brasileiro. Na visão do diretor, pode ser uma boa oportunidade aos clubes, contando que seja debatida e aprovada por todos.

"Não é uma resposta simples, pois existem prós e contras. Os clubes devem avaliar o que é melhor para eles. De forma macro, a mudança para o direito de venda do jogo ser do mandante só deve ser benéfica para os clubes e para o futebol se houver uma venda em bloco, uma união entre os clubes, a tão falada discussão de uma liga, para que os times de maior torcida e mais relevantes no país não tenham uma vantagem desproporcional em relação aos demais. E também acho complexa essa venda clube a clube nas competições mata-mata, onde não há uma pré-definição de quem jogará a competição toda, além de nem sempre existir jogos de ida e volta", iniciou. 

"Acho que pode ser uma boa oportunidade, desde que seja utilizada para um amplo debate, entre as entidades e no Congresso. Espero que tantos outros assuntos sejam discutidos de forma positiva e ampla, como a difícil situação financeira da maioria dos clubes, a efetividade do Profut, a falta de patrocínios regulares, a presença nos estádios, os cambistas de profissão, a pirataria, a legislação trabalhista que impacta a contratação dos jogadores, o calendário apertado, o volume de jogos de cada clube por ano… são muitas as questões que impactam nosso futebol", avaliou, para emendar. "Para ser benéfica para todos os clubes, e por consequência para o futebol, essa negociação deve ser feita em bloco para que todos gerem valor, e os do alto da pirâmide, como você menciona, não tenham uma situação privilegiada. De novo, essa é uma discussão ampla e uma pauta para todos os clubes, considerando até a grande diferença que existe entre as competições, as regiões, até o fato de que ainda será necessário aguardar que os contratos em vigor cheguem ao fim".

O Globo / Carlos Eduardo Mansur e Thales Machado

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

169 pessoas já votaram