Créditos: Lucas Figueiredo/CBFEx-atleta da Seleção Brasileira Feminina e Gerente de Futebol Feminino do Internacional, Eduarda Luizelli é a nova coordenadora das Seleções Brasileiras Femininas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (02), pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, em cerimônia na sede da Confederação Brasileira de Futebol.
Com 35 anos de carreira dedicados ao futebol feminino, a gaúcha se torna a primeira mulher a assumir a gestão da Seleção Feminina. A ex-atleta terá a missão de seguir o trabalho dirigido por Marco Aurélio Cunha, que deixou o cargo neste ano, após quatro anos na Coordenação do Futebol Feminino da CBF.
“Quando o Presidente Rogério Caboclo falou que o objetivo da CBF era o apoio total ao futebol feminino e que gostaria de fazê-lo o melhor do mundo também, o meu olho brilhou e vi que era eu a pessoa para estar aqui. Quero contribuir com o Presidente Rogério Caboclo em busca desse objetivo, e é por esse motivo que estamos aqui. Agora, é trabalhar bastante”, destacou Duda.
Como Coordenadora da CBF, Duda Luizelli comandará a Seleção Brasileira Feminina Principal e as Seleções Brasileiras Sub-20 e Sub-17. Com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021) à vista e os Campeonatos Sul-Americanos de base previstos para novembro, a nova comandante chega com grandes desafios pela frente.
“Não tenho nenhuma dúvida que esse será o desafio mais importante da minha carreira, fazer o Brasil o melhor do mundo também no futebol feminino, e não só no profissional, mas também na base. Tenho a experiência com o trabalho de quase 30 anos com a formação de atletas desde a categoria de base, e acredito que a base forte faz uma equipe forte no futuro. É com esse pensamento que venho contribuir com a CBF”, disse a nova Coordenadora de Seleções Brasileiras Femininas da CBF.
Com a experiência da técnica bicampeã olímpica, Pia Sundhage, e a nova coordenadora de Competições Femininas da CBF, Aline Pellegrino, Duda Luzelli projeta trabalhar com as comissões técnicas para criar um planejamento projetando o desenvolvimento do futebol feminino brasileiro.
“A primeira parte é a gente conhecer, conversar bastante, saber o que temos. Quero trabalhar com a Pia, uma das treinadoras mais importantes do futebol feminino e, hoje, a técnica da Seleção Brasileira. Junto com a Pia e as comissões técnicas, quero construir um plano de ação e um planejamento do futebol feminino. Nosso objetivo como gestora de futebol é sempre vencer e vamos buscar disso”, destaca.
O brilho nos gramados do Brasil e da Itália
O futebol feminino faz parte de mais da metade da vida de Duda Luizelli. O despertar como atleta foi aos 14 anos, no Internacional. Foi no clube colorado que a meia ganhou notoriedade e chegou à Seleção Brasileira. A estreia com a camisa Canarinho foi aos 20 anos. Com a Seleção Brasileira, Duda Luizelli conquistou o bicampeonato do Campeonato Sul-Americano. Foram oito anos vestindo o uniforme verde e amarelo.
Na década de 90, Duda foi uma das primeiras brasileiras a atuar no futebol internacional. Com a camisa do Milan e do Verona, a meia brilhou no futebol italiano por duas temporadas. Ao retornar ao Brasil, Duda voltou a vestir a camisa 10 do Internacional, e foi com o time colorado que encerrou a carreira aos 30 anos. Ao longo da carreira, conquistou o pentacampeonato do Campeonato Gaúcho, o tricampeonato da Copa Sul e foi campeã do Torneio de CIVATE (Itália);
Referência em gestão de futebol feminino
Antes mesmo de encerrar a carreira como atleta, Duda Luizelli já enxergava um futuro promissor no futebol feminino. Pioneira na formação de atletas, a ex-jogadora se tornou uma referência em todo o Brasil com a solidez e o talento para liderar as gestão das categorias de base.
O trabalho chamou a atenção da presidência do Internacional, que desde 2016, contava com Duda Luizelli como Gerente de Futebol Feminino do SC Internacional. Com o seu pioneirismo, no Colorado Gaúcho, a ex-atleta estruturou o futebol feminino e priorizou o crescimento das categorias de base. Por quatro anos, coordenou um dos trabalhos mais promissores da modalidade com as equipes sub-14, sub-16, sub-18 e adulta do Internacional. Como gestora, destaca no currículo a Copa Libertadores Sub-16 2019, o Brasileiro Feminino Sub-18, o Gaúchão Adulto 2019.
Agora, na Seleção Brasileira Feminina, Duda Luizelli quer continuar o processo de formação de atletas desde a categoria base. O objetivo é fazer do futebol feminino nacional a melhor Seleção do mundo.
“Eu venho para fazer as Seleções Brasileiras cada vez mais forte. Com conhecimento que a gente tem hoje dentro do futebol feminino”, exalta Duda.
INTER DESEJA SORTE E BUSCA SUBSTITUTO
“A saída da Duda para a CBF representa o coroamento de um trabalho realizado e efetuado à várias mãos, desde 2017, e isso nos deixa muito orgulhosos, pois prova que sempre trabalhamos de forma reta e fazendo o melhor, tanto que a própria CBF reconheceu, levando nossa profissional”, pondera Norberto Guimarães, vice-presidente de Relacionamento Social.
Será feita uma reunião ainda nesta semana com a comissão técnica e demais integrantes administrativos, para readequação de funções e ajustes de tarefas.
28/01
20:50
Números de Inter 0x1 Athletico-PR - Brasileirão 2026
28/01
13:24
Abel Braga fala sobre relação com o Inter e explica comparação entre permanência na Série A e Mundial de 2006
28/01
13:00
Bolívar destaca papel de Élio Carravetta e avaliza escolha de Abel no Inter
28/01
12:45
Fabinho Soldado evita metas esportivas e destaca necessidade de reestruturação no Inter
28/01
10:18
Inter apresenta camisa 2026 inspirada na conquista da Libertadores de 2006
28/01
04:00
Confira o retrospecto histórico entre Inter vs Athletico-PR
28/01
02:11
Inter planeja poupar titulares contra o Caxias visando duelo contra o Flamengo
28/01
02:00
CBF lança programa inédito de profissionalização da arbitragem com investimento de R$ 195 milhões
28/01
01:20
Portal crava favorito entre Inter x Athletico-PR: veja quem e os motivos
28/01
01:00
Dupla das Gurias Coloradas é convocada para período de treinos da Seleção Sub-17
28/01
00:22
Odair Hellmann tem desfalques e reforços à disposição para estreia a Série A: veja provável XI
28/01
00:16
Conmebol abre porta para times dos EUA e México na Libertadores, mas exige aval da Concacaf
27/01
18:32
Busca do Inter por atacante esbarra em exigências financeiras de CSKA e Cuiabá
27/01
18:22
Internacional encaminha compra definitiva de Raykkonen por 2 milhões de reais
27/01
13:52
CBF define árbitro da estreia do Inter no Brasileirão diante do Athletico-PR
27/01
12:49
Inter encerra preparação para estreia no Brasileirão diante do Athletico-PR
27/01
12:15
Com Odair Hellmann no comando, Athletico-PR começa o Brasileirão com poucos reforços
27/01
12:00
Ex-Colorado é anunciado pelo Sport para a disputa da Série B