Texto por Colaborador: Redação 15/11/2024 - 02:44

Na quinta-feira (14), na sala de coletivas do Beira-Rio, ocorreu a primeira edição do Inter Conecta, projeto onde o Conselho de Gestão do Sport Club Internacional e os executivos das áreas de finanças, operações, marketing e receitas, além do futebol masculino, feminino e de base, compartilharam um balanço das atividades de 2024 e apresentaram os planos para o próximo ano. Após as apresentações, a imprensa presente foi liberada para fazer perguntas na coletiva.

O Vice-Presidente e representante do Conselho de Gestão do Clube abriu a tarde de Inter Conecta ressaltando a importância da profissionalização dentro do Colorado, a busca por competitividade no futebol, foco estratégico na ampliação das receitas e as estratégias para lidar com o endividamento a longo prazo.

O CEO do Clube do Povo falou sobre a base dos colaboradores colorados, suas capacitações e como isso impacta no dia a dia e, principalmente, para a evolução alvirrubra dentro do mercado.”Temos profissionais com expertise em todas áreas e unificamos tudo isso em prol do Clube. Esse processo irá permitir uma evolução nos projetos estruturantes dentro do Inter”

Além disso, apresentou detalhes sobre as negociações com a Liga Forte União, onde ressaltou que; “Temos a Record, Google, YouTube e Amazon como parceiros. Isso mostra o tamanho do interesse na Liga Forte União. Estamos negociando também com a Globo e quando estiver concluído o processo, todos terão conhecimento.”

A possibilidade de o clube transformar-se em uma SAF foi uma delas, embora esse seja um projeto embrionário, que está em fase de seus estudos iniciais. "O tema da SAF transcende a esfera administrativa. Ele é de todo o clube, inclusive do Conselho Deliberativo. Mas precisamos abordar o tema, com estudo e aprofundamento. Não existe apenas um modelo. O Inter não pode se furtar de olhar para esse tema", afirmou o CEO Giovane Zanardo.

Aldoir Pinzkoski Filho, Diretor de Finanças

Tratando assuntos como debêntures e a negociação com bancos, o profissional deixou claro que o Clube do Povo foi deliberadamente muito afetado financeiramente pela enchente, com gastos fora do orçamento em torno de R$90 milhões, resultado de questões como logística, perda de associados(as), inadimplentes, entre outros. Além disso, comentou sobre o resultado financeiro da temporada que haverá um desvio relevante e a necessidade de capital de giro devido ao endividamento. Mas deixou claro que em 2025, o Colorado pode fechar com um marco positivo. “Os processos adotados nos farão ter um dos maiores superávits da história do Clube no futuro (...) Com as debêntures, a economia com o pagamento de juros ao longo de cinco anos pode chegar a 150 milhões. Isso seria dinheiro que poderia ser investido no time ou em outras melhorias do clube", salientou.

Rodrigo Lucca, Diretor de Operações

O Diretor de Operações iniciou tratando um assunto muito debatido: a reconstrução pós-enchente. O Beira-Rio foi afetado de maneira preocupante, mas o grande processo foi realizado no CT Parque Gigante, que perdeu toda a sua estrutura e teve até que ter seus campos reconstruídos devido à catástrofe ambiental. “Todas as áreas do CT foram destruídas. Fizemos uma reconstrução completa, incluindo campos de futebol e toda a estrutura. Tivemos mais de 600 pessoas trabalhando para recuperar todo o patrimônio do Clube, que foi imensamente afetado durante o período.”

Além disso, Rodrigo relembrou as atualizações recebidas para os jogos no Beira-Rio após o ocorrido. O processo de gerenciamento de jogos, o reconhecimento facial e a evolução técnica patrimonial e, também, do TI. “Todas essas atualizações trazem mais conforto para os nossos torcedores e, além disso, redução de custos para o nosso patrimônio. Também buscamos parceiros para trazermos ainda mais tecnologias, como redução de energia elétrica, luzes de LED e recuperações dos nossos telões.”

Marcos Silveira, Diretor de Marketing e Receitas

Seguindo a tarde do Inter Conecta, Marcos Silveira, Diretor Executivo de Marketing e Receitas, apresentou os planos para o futuro das vendas, marketing, sócios, comunicação e Relacionamento Social e falou sobre o mergulho que foi feito para criar uma linha junto à Bain.Co, empresa especialista em consultoria de gestão com sede em Boston, sobre o que pode ser utilizado para ser monetizado pelo Clube do Povo, buscando referências nos outros Clubes da Série A, na NFL e na NHL.

Outro ponto importante no discurso do diretor, foi indagar que tudo que é feito no Colorado, seja em meio digital ou físico, tem o seu valor. Salientando o alcance por paixão que o Inter pode proporcionar ao seu torcedor, conseguindo expandir o tempo de consumo, transformando a criação alvirrubra em uma potência de monetização. “Esse processo está sendo feito com base em uma integração dentro da minha vertical, que são Vendas, Marketing, Sócios, Comunicação e Relacionamento Social. Nós trabalhamos por estratégia e criamos um ciclo, uma abertura de semana para que possamos entender o que fizemos de errado e o que deu certo. A comunicação é o grande canhão que comunica todos os nossos ativos”.

Marcos salientou também a importância de entender o valor do sócio, em uma pesquisa “mar aberto”, que gerou estatisticamente um retorno grande e ajudou a direcionar e identificar quatro tipos de torcedores: fanáticos, leais, regulares e casuais.“O nosso chefe são os nossos fãs! Tudo que fazemos é pensando neles. Por isso, fomos atrás de descobrir o perfil de cada um. Fizemos uma pesquisa muito grande e sabemos que esse é um caminho para monetizarmos nosso conteúdo e atrair as marcas,” comentou.

Luiza Parreiras, Gerente de Futebol Feminino
Luiza começou sua apresentação salientando as dificuldades enfrentadas no ano e como as Gurias foram impactadas. Entretanto, ressaltou a virada de chave que levou as coloradas para as quartas de final do Brasileirão e principalmente, o rendimento nas categorias de base.

“Tivemos 13 atletas convocadas para a Seleção Brasileira, seguindo a tradição do Inter de revelar nomes, sendo referência na base. Tivemos o Mundial Sub-17 e Sub-20 e mandamos representantes para ambas as competições.
Temos hoje cinco categorias e o plano de começar de uma maneira oficial as categorias de iniciação. Estamos no processo de entender, de diagnosticar e entender o que possuímos, o que necessitamos e como podemos fazer as mudanças necessárias, mas sem esquecer do futebol{…} Cerca de 30% do elenco profissional das Gurias atualmente é da base alvirrubra.”

Parreiras fez questão de ressaltar a evolução vivida pelo futebol feminino como um todo. A Gerente comentou sobre a necessidade de algumas atualizações em equipamentos como: análise de desempenho, fisiologia e fisioterapia, que afetam diretamente o rendimento da atleta. “Buscamos ter investimento em pessoas e equipamentos, mas não só no elenco profissional. Em conversas com o Conselho de Gestão e a Diretoria, ficou claro que são pedidos para o setor como um todo e não só para as profissionais. Em 2025, com foco nas melhorias e mantendo o orçamento, saberemos melhor onde investir e trará mais segurança ao trabalho.”

Jorge Andrade, Diretor Executivo de Formação e Transição

Jorge contou detalhes sobre o organograma de profissionais da base e principalmente, detalhes do planejamento que é realizado em Alvorada, visando potencializar os jogadores do Celeiro de Ases, em projetos como o Método 2×1, que foca nas categorias iniciais como o Sub-6 e Sub-8, buscando ajudar os pequenos a desenvolverem coordenação motora e afins. O Atleta 360º, mostra a importância de não ser apenas responsável dentro do campo, mas também, evoluir como cidadão.

“Sobre o Método 2×1, temos percebido que a geração que está chegando entre 6 e 12 é a da “tela”. Tem um déficit motor em relação às passadas, por ficarem mais tempo nas telas. Os meninos que brincavam na rua, agora precisam treinar nos Clubes. A comissão técnica tem uma preocupação muito grande no processo de iniciação, inclusive, com bolas diferentes, como bola de borracha e de tênis e em gramados diferentes, como o sintético e o campo.”

O Diretor exaltou a integração que o Celeiro de Ases vive com o profissional. Com cinco jogadores no elenco fixo de Roger Machado e outros nomes que são chamados pelo comandante da equipe principal para completar treinos e adquirir experiência, visando se preparar ainda melhor para o futuro e apresentar uma evolução mais rápida. Além disso, Jorge elogiou o comandante alvirrubro e o seu interesse por entender o que está acontecendo no CT Morada dos Quero-Queros.

“Tivemos oito jogadores convocados para as seleções de base. Inclusive com nomes com idade Sub-17, como o Gabriel Carvalho, Luis Otavio e Henrique Menke servindo ao Brasil Sub-20.” {..} “ É a terceira semana seguida que o Roger vai na folga dele até o CT e passa o dia lá, perguntando sobre os jovens que estão treinando bem.”

André Mazzuco, Diretor Executivo de Futebol

O Inter Conecta teve até conexão com Miami: o Diretor Executivo de Futebol, André Mazzuco, participou de maneira on-line do evento por estar representando o Clube do Povo no SoccerX, evento tradicional do meio. Na sua apresentação, comentou sobre a importância de integrar todos os setores do futebol (Celeiro, Gurias e Masculino) como forma de estabelecer um ciclo e metas, visando unificar as integrações.

Mazzuco discursou sobre o bom momento vivido dentro das quatro linhas e a arrancada importantíssima e a importância de entender o momento e pensar já no próximo ano, para que na próxima temporada, seja mantido os resultados consistentes e buscar coisas maiores em 2025.

“Estamos aproveitando esse momento com o Roger e a comissão técnica, mas estamos pensando em como qualificar o elenco para a próxima temporada. Fazemos um trabalho forte que pode nos levar a algo mais substancial dentro dos nossos projetos no Clube.”

O Diretor falou sobre o orgulho de ter o Celeiro de Ases no profissional, não só pelo fator desportivo, mas também, pensando ao longo prazo com o poder de revenda e se tornar um ativo importante para lucros futuros ao Colorado.

“Faço todos os elogios aos profissionais da base. Conseguimos nos aproximar ainda mais, é muito orgulho para nós termos nomes do Celeiro no profissional. O Gabriel Carvalho, Ricardo Mathias, Gustavo Prado, o Luis Otavio e o Anthoni, fazem parte de um grande processo de desenvolvimento e evolução.”

Ivandro Morbach, Vice-Presidente

Finalizando a parte das apresentações do evento, Ivandro Morbach, Vice-Presidente do Colorado, destacou os três pilares da gestão alvirrubra: profissionalização, transparência e conexão com a torcida. Também fez questão de elogiar a sintonia entre a torcida e o elenco e como isso é o que importa para o alto escalão da Academia do Povo.

“Sem a torcida, não existe Sport Club Internacional. O foco do nosso trabalho é gerar orgulho ao torcedor e faze-lo sair emocionado em uma tarde de domingo. {…} Temos a certeza que estamos no caminho certo, da profissionalização e chamamos a torcida para vir junto conosco, montar o Sport Club Internacional do futuro.”

"O Inter migrou para um modelo essencialmente profissional. Isso fico demonstrado neste evento. Esses profissionais pilotam o clube no dia a dia, criando situações inovadores que facilitam as decisões estratégicas do conselho de gestão".

Após as apresentações, os participantes concederam uma entrevista coletiva aos jornalistas presentes.

 

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

167 pessoas já votaram