Texto por Colaborador: Redação 24/11/2025 - 01:08

Os jogos decisivos da 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, disputados neste domingo à noite, definiram os últimos clubes que sobem à elite nacional. O Coritiba, que já tinha garantido o acesso de forma antecipada, foi o campeão. O Coxa terá a companhia de Athletico, Chapecoense e Remo na Série A 2026. Um detalhe chamou atenção: metade dos times promovidos foram comandados por ex-treinadores do Internacional - Odair Hellmann (Athletico) e Guto Ferreira (Remo).

O Coritiba retorna à Série A dois anos depois do rebaixamento. Além disso, o Coxa conquistou pela terceira vez a Série B, o que o deixa como maior campeão. O Athletico volta à elite um ano depois da queda, enquanto a Chape disputou pela última vez a primeira divisão em 2022 e o Remo não joga desde 1994.

Odair Hellmann faz autocrítica e celebra crescimento no Athletico

A equipe paranaense chegou aos 65 pontos com uma vitória por 1 a 0, em casa, contra o América-MG. Com o resultado, o time comandado por Odair Hellmann ficou com o vice-campeonato da Série B 2025.

"Este clube não merecia estar na segunda divisão. Foi uma campanha muito difícil, mas no 2º turno nós mostramos a grandeza do Athletico dentro e fora de campo e conseguimos a classificação", declarou o treinador ainda no gramado, quando comemorava o acesso com a torcida.

O Furacão passou a maior parte do campeonato fora da zona de classificação. Foram apenas nove das 38 rodadas no G4. O time terminou a primeira metade da competição na 13ª posição, mas fez um returno de recuperação e chegou à última rodada com chance até de conquistar o título.

O técnico Odair Hellmann fez uma autocrítica ao seu trabalho à frente do Athletico-PR, após a vitória sobre o América e o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O comandante entende que conseguiu ter muito mais repertório no Furacão, em relação à sua posição em outros clubes grandes do Brasil.

"Eu me sinto muito mais preparado depois desse trabalho. Me sinto muito mais treinador. Com o aprendizado que eu tive, com as decisões que tomei, nada fáceis para tomar. Foi o trabalho em clube grande que eu mais tive repertório, que eu mais tentei. Cheguei aqui falando que não ia pagar por omissão. Eu tentei. Troquei do ponta ao goleiro, troquei ideia de jogo, eu treinei. E não era no empirismo, era no estudo e na dedicação. Me sinto muito orgulhoso", desabafou, durante entrevista coletiva pós-jogo neste domingo (23).

Odair foi revelado pelo Internacional e tem passagens por Fluminense e Santos no futebol brasileiro. O profissional ainda treinou o Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, o Al-Riyadh e o Al-Raed, ambos da Arábia Saudita.

"Saio desse ano muito feliz porque estou muito mais forte como treinador. Muito mais calejado, experiente, corajoso. Fiz muitas coisas que deram certo e que fazem com que eu olhe para frente com uma possibilidade muito maior na minha carreira e nos meus trabalhos", disse.

O contrato de Odair com o Athletico-PR é válido até maio de 2026, mas deve ser renovado para o fim desta próxima temporada — ou até mesmo para 2027.

Guto Ferreira completa trabalho histórico no Remo

Guto Ferreira chegou ao Remo no fim de setembro, quando o clube vivia uma situação completamente diferente da vivida na noite deste domingo, dia 23. O treinador chegou e mudou a história do Leão na Série B do Brasileiro.

Após o apito final, Guto foi abraçado por vários torcedores durante a invasão do gramado para comemorar o retorno à elite do futebol. Durante a coletiva de imprensa, o treinador agradeceu o apoio que recebeu e destacou que a conquista é fruto de todos aqueles que acreditaram até o fim.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram