Texto por Colaborador: Redação 07/04/2020 - 15:45

A FIFA confirmou que os contratos de jogadores vencidos e a janela de transferências do verão serão alterados para se alinharem às novas datas da temporada, como resultado da pandemia de coronavírus.

O futebol foi interrompido indefinidamente em quase todos os lugares do mundo, na tentativa de retardar a disseminação do COVID-19, que matou quase 80.000 pessoas em todo o mundo.

A temporada de futebol geralmente termina europeia em dezembro e começa novamente em janeiro, com os contratos dos jogadores seguindo o mesmo padrão, mas o presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou agora que os contratos vencidos serão estendidos até o final da temporada, sempre que possível.

"A pandemia do COVID-19 mudou claramente todas as circunstâncias de fato relacionadas ao futebol nesta temporada. Portanto, a FIFA, juntamente com as partes interessadas, apresentou algumas idéias e propostas práticas para enfrentar essas novas circunstâncias. Embora isso não resolva cada todo problema, deve servir para trazer uma certa estabilidade e clareza ao futebol no futuro próximo ", afirmou Infantino em comunicado.

"Esperamos que esse esforço colaborativo, sob a liderança da FIFA, possa fornecer um exemplo positivo de como o futebol pode se unir e mostrar união, solidariedade e espírito de compromisso para enfrentar os tempos desafiadores pela frente. Mas antes que estes tempos cheguem, uma coisa deve estar clara para todos, especialmente agora: a saúde vem primeiro, muito antes do futebol.

"Os contratos de jogadores expirados geralmente terminam quando a temporada termina, com uma data de término que coincide com o final da temporada. Com a atual suspensão do jogo na maioria dos países, agora é óbvio que a temporada atual não terminará quando as pessoas pensavam que seria. .

"Portanto, propõe-se que os contratos sejam prorrogados até o final da temporada. Isso deve estar alinhado com a intenção original das partes quando o contrato foi assinado e também preservar a integridade e a estabilidade esportiva."

"Um princípio semelhante se aplica aos contratos que devem começar quando a nova temporada começar, o que significa que a entrada em vigor de tais contratos será adiada até a próxima temporada realmente começar".

A FIFA também confirmou que a janela de transferências para o verão de 2020 será alterada para garantir que caia entre o final desta temporada e o início da próxima.

"Com relação às janelas de transferência, novamente, é necessário ajustar a posição regulamentar normal às novas circunstâncias de fato. Assim, a FIFA será flexível e permitirá que as janelas de transferência relevantes sejam movidas para que caiam entre o final da temporada anterior e o início da nova temporada ", acrescentou o comunicado.

"Ao mesmo tempo, a FIFA tentará garantir, sempre que possível, um nível geral de coordenação e também terá em mente a necessidade de proteger a regularidade, a integridade e o bom funcionamento das competições, para que os resultados esportivos de qualquer competição não sejam injustamente perturbado ".

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o advogado especialista em direito desportivo, Marcelo Amoretty Souza, explicou as sugestões apresentadas pela entidade. As medidas dependem ainda de aprovação do Conselho do órgão máximo do futebol mundial.

"Pelo regulamento de transferências da Fifa, o prazo máximo das janelas tem de ser de 16 semanas, sendo até 12 semanas no início e quatro no meio da temporada. Os períodos já estão definidos. A Fifa sugere agora que cada associação nacional possa alterar a janela. Acredito que a maioria dos países vai fazer isso" explicou Amoretty.

Logo, se agosto ainda será um período conturbado para o futebol europeu apresentar grandes propostas para as joias do futebol brasileiro, a chance de aparecer uma oferta mais polpuda aumenta com uma eventual extensão da janela para outubro ou novembro, por exemplo.

Outra medida proposta pela Fifa é a prorrogação automática dos contratos para os finais das temporadas. Se o Brasileirão terminar apenas em janeiro ou fevereiro de 2021, por exemplo, caso a ideia seja aprovada, os jogadores com contrato até dezembro de 2020 teriam os seus vínculos automaticamente estendidos, que engloba seis jogadores do atual plantel colorado nessa situação (Musto, Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, D’Alessandro, Thiago Galhardo e Gustavo). No Brasil, por exemplo, a tendência é que o Brasileirão termine apenas no final do mês de janeiro. Dentro desse cenário, os vínculos que terminarão em 31 de dezembro, serão ampliados até o fim do mês de janeiro.

Categorias

Ver todas categorias

Tu está satisfeito com a Adidas como fornecedora de material esportivo do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

16 pessoas já votaram