Texto por Colaborador: Redação 19/05/2025 - 15:20

A eleição para o novo presidente da CBF está marcada para o dia 25 de maio, e Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, é o único candidato na disputa. A candidatura recebeu apoio de 25 federações estaduais e de 10 clubes das Séries A e B, incluindo o Grêmio. Já o Inter manifestou posição contrária e apoia outro nome.

A FGF e o Grêmio se posicionaram a favor da chapa "Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização", encabeçada por Xaud. Apesar do apoio, o presidente gremista Alberto Guerra demonstrou preocupação com a velocidade do processo eleitoral:

"Acho muito açodado, tudo que é açodado e rápido tem muita chance de não dar certo" afirmou, após a derrota para o São Paulo.

Segundo Guerra, o apoio do Grêmio é motivado por pautas defendidas por Xaud, como o fair play financeiro, ajustes no calendário dos estaduais e a necessidade de melhorias na arbitragem.

Por outro lado, o Inter apoia Reinaldo Cordeiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Bastos não conseguiu reunir o apoio necessário de federações para formalizar sua candidatura, mas ainda assim conta com o respaldo da maioria dos clubes.

"A Federação de São Paulo foi a única que abraçou a condição colocada pelos clubes. Isso demonstra uma desconexão com quem faz futebol. Não se faz futebol sem clubes. Há necessidade de se ouvir aqueles que fazem o espetáculo, organizam, fazem receita" declarou Alessandro Barcellos, presidente do Inter.

Sem uma segunda chapa viabilizada, Xaud deve ser eleito presidente da CBF no próximo sábado. A oficialização acontece um dia antes da apresentação do técnico Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Brasileira.

Categorias

Ver todas categorias

Carbonero vale o investimento de R$22 milhões?

Sim

Votar

Não

Votar

75 pessoas já votaram