Ricardo Duarte / InternacionalA temporada de 2021 segue um desastre. Precisando somar duas míseras vitórias na reta final da Série A para conquistar uma vaga a pré-Libertadores, até isso parece pedir demais. Após uma etapa inicial boa para razoável, o Colorado acabou sendo completamente dominado por uma gurizada do Santos, enquanto o técnico Diego Aguirre empilhava mudanças sem muito efeito. O Colorado novamente mostrou repertório limitado quando foi mais exigido (mesmo frente um rival claramente limitado) e afunda com uma campanha vexatória. De modo geral foi esse o tom da crônica esportiva, com o trabalho na casamata alvirrubra duramente questionado. Confira algumas declarações após Inter 1x1 Santos:
ROBERTO PAULETII
"Perdeu o Inter de novo. Perdeu. Empatar com esse time baba do Santos é derrota. Eu falo desde que o Aguirre chegou - assim como eu falava do MAR e eu não entendo mais do que ninguém, apenas olho o jogo sem emoção, sem clubismo - e esse Aguirre não existe. Ele não sabe porque ganha e porque perde. Basta analisar as escalações e principalmente as mudanças. O que ele fez hoje, de novo, o SCI vem mal há bastante tempo. Ganhar 48 pontos é um vexame de um time que foi vice-campeão em fevereiro com um grupo menor... bom, mas ai tinha treinador. Esse Aguirre não existe.
Esse Heitor eu vivo dizendo que ele não pode fardar mas ele é uva do treinador. Ai ele coloca junto do Mercado. É bruxaria do treinador. Não existe, o Johnny saiu e acabou o meio - ele estava fazendo uma baita partida - porque entrou um jogador lento! O Johnny dá movimentação, o Ed também, o Palácios estava bem, e ele mexe tudo errado. Mas está fácil arrumar o SCI ano que vem. O Internacional precisa fazer um time jovem, rápido, com movimentação e um treinador galo que assuma e bote os guris para jogar, não queime. Esse Aguirre não existe pessoal, eu falo toda hora ele não sabe porque ganha ou perde. Mas ele é simpático, fala bem. Cara, ele não existe! O Internacional com 48 pontos na Sul-Americana. Quando estava em 6° eu já achava medíocre. Mas ai a diretoria e o Aguirre davam entrevistas como se o Inter fosse campeão. O time do SCI não é ruim mas não tem treinador. O principal cargo do time é o treinador. Se não tem um, não adianta ter diretoria, Paixão, não adianta! Na hora que o cara escala o Heitor, Mercado, pra virar um jogo, tu tem que mandar embora. Ele não sabe nada! O Caio Vidal não é craque mas com o Abele ele jogava, e era no lugar do Heitor hoje. E a diretoria? Nós estamos trabalhando, projetando. Não é possível que ninguém veja que esse Aguirre não existe. Inter tem Edenilson, Mauricio, Johnny, Taison, Yuri, Cadorino, bons jogadores pessoal! Agora se não tiver um treinador não adianta."
DIMITRI BARCELLOS - FOOTURE
2021 acabou. O Inter não vai pra Libertadores. Então, que a direção use os dois últimos jogos como uma carta de intenção pra próxima temporada. Tem que sinalizar pra torcida qual vai ser rumo: se vai mudar essa base de elenco esgotada, que já os deixem de lado na próxima rodada.
Do contrário, bem... ao menos já nos prepara pra não criar absolutamente nenhuma expectativa pra 2022.
MAURÍCIO SARAIVA - GE
Não é no toque de mágica que se retoma concentração depois de dar a missão como cumprida na temporada ao vencer o grenal que ajuda a rebaixar o Grêmio. O Inter perdeu a mão no Brasileirão e segue fora da enorme zona de Libertadores de 2021.
Na comparação direta com o maior rival, o Inter de fato cumpriu missão ficando na Série A. Mas com este elenco sem Taison foi vice em 2020. Equivocado dizer que o suposto elenco curto é responsável pela campanha medíocre. Não se trata disso.
Mas pode ficar à vontade quem entender que Bragantino, Fortaleza, Fluminense e Ceará têm melhores elencos do que o Inter…
BRUNO RAVAZZOLLI - R. GUAÍBA
A grosso modo, vou dividir o campeonato do Inter em bloco de 10/11J
1ª parte c/Ramirez, Loss e Aguirre: flertou com Z4.
2ª parte c/DA: Arrancada pós vitória contra Flamengo, sequência no Beira-Rio e 8J sem perder. Percentual de G4.
Terceira parte: 2V em 10J. Percentual de Z4.
Não fosse a gordura criada entre a 15ª e a 26ª rodada, luta seria c/ Juventude, Bahia e cia. Momento do Grêmio minimizou muita coisa no Inter. Temporada 2021, que tem quedas para Olímpia e Vitória, por pouco não foi pior.
RAFAEL DIVERIO - GAÚCHAZH
Era possível jogar menos do que Johnny. Zé Gabriel tá aí e não me deixa mentir.
A verdade é uma só: Dourado é INDISPENSÁVEL no atual contexto do Inter. E enquanto não acharem alguém PERTO dele, não dá nem pra pensar em abrir mão.
Sim, todos sabem que Paixão tem razão. Mas vai fazer o quê HOJE? Demitir jogadores - e pagar rescisões, multas etc.? Óbvio que o discurso externo tem de ser o de buscar vaga, terminar o ano. E daí, sim, buscar a reformulação. Tem bastante gente pra sair. E mto mais pra entrar.
Só que assim: não tinha como manter Paixão depois disso. Tanto que ele mesmo pediu pra sair. Quebrou a confiança de um território sagrado como é o vestiário. Principalmente na referência ao Boschilia. Esse tipo de conversa só se tem cara a cara.
CRISTIANO OLIVEIRA - GUAÍBA
Jogo acidentado, tenso, cheio de erros nos dois lados. Ambiente pesado no Beira-Rio, com torcida vaiando vários jogadores desde o anúncio da escalação.
Defesas de Marcelo Lomba evitaram mais uma derrota. Inter foi desorganizado. Jogou pouco.
@viniciusof - ESPN BR
Podem dar a resposta protocolar que quiserem, mas nada me convence de que a sondagem da Seleção Uruguaia e o áudio vazado do Paixão não tumultuaram um ambiente em reconstrução.
A apatia das últimas partidas é nítida.
O time do Aguirre nunca teve muito repertório e sempre padeceu fora do Beira-Rio, mas nem em casa consegue mais se impor. É o legítimo clima de fim de festa.
E por mim não precisava nem esperar chegar a proposta do Uruguai. A amostragem até aqui é insuficiente para 2022. Foi pontual e necessário para as necessidades de 2021. No final do ano é feliz natal, ano novo e um abraço.
Depois de um bom início o Internacional retoma seu padrão e retira a energia vital de todos os presentes no evento.
E se eu disser que esse time é mais bagunçado que o do Zé Ricardo. Estarei exagerando?
24/06
18:07
Sem resposta sobre renovação, futuro de Thiago Maia no Inter fica cada vez mais incerto
24/06
14:10
Inter avança para rescindir com Richard e liberar volante
24/06
14:07
Inter avalia encerrar empréstimo de Kayky após grave lesão
24/06
14:04
Cinco atletas do Inter são convocados para a Seleção Brasileira Sub-15
24/06
10:23
Eliminação na Copa pode acelerar volta de dupla ao Inter
24/06
10:10
Abel vê França como melhor seleção e diz que Brasil tem “coletivo ruim”
24/06
09:56
Comentarista vê Valencia como bode expiatório no Inter
24/06
02:00
Beira-Rio terá gramado híbrido, novas cadeiras e melhorias de infraestrutura para receber a Copa do Mundo feminina
24/06
01:45
CBF envia 20 árbitros à Espanha em imersão técnica inédita com apoio da FIFA
23/06
19:09
River Plate avança por Borré e Coudet já fez contato direto com o atacante
23/06
17:30
Inter Sub-17 desperdiça duas chances de empate e perde para o Athletico-PR em Curitiba
23/06
13:44
Inter inicia busca por atacante em meio a sondagens por Borré
23/06
13:15
Bolívar vê oportunidade de mercado e recomenda retorno de lateral ao Inter
23/06
11:23
Abel Braga revela sondagens por Borré e comenta futuro no Inter
23/06
10:20
CBF detalha próximos seis jogos do Inter no Brasileirão
23/06
03:00
CBF confirma datas e horários das oitavas da Copa do Brasil
23/06
02:00
Dourado fora dos planos: ex-Inter pode deixar o América do México antes de completar um ano
23/06
01:00
Convite da FIFA leva representantes do Inter aos bastidores da Copa do Mundo 2026