O mundo virou do avesso com a pandemia da COVID-19. No Brasil, até esta sexta-feira (4), mais de 6,4 milhões de casos registrados segundo o Governo, algo em torno de 3% da população. No futebol, os casos não param de crescer. Times como Flamengo , Atlético-MG e Palmeiras sofreram surtos da doença.
No time paulista, o último foi o treinador Abel Ferreira. O português testou positivo para a doença nesta sexta-feira e se juntou a uma longa lista. Até o momento, 15 dos 38 treinadores que passaram pela Série A tiveram a doença (39,4%).
No próprio Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, técnico que iniciou o Brasileirão , também contraiu a doença. Outro time que teve dois treinadores com COVID-19 foi o Vasco . Ramon Menezes, ex-comandante, teve o vírus em atividade com o clube, assim como o português Ricardo Sá Pinto.
No Botafogo , Eduardo Barroca foi contratado recentemente. Mas o treinador não conseguiu nem comandar a equipe na beira do campo. Testou positivo há quatro dias e aguarda recuperação para retornar ao trabalho.
Ainda segundo documento da CBF no fim do mês passado, uma análise de 47.450 testes RT-PCR em 1.161 partidas do Campeonato Brasileiro Masculino das Séries A, B, C, D, Aspirantes, Sub-20 e Sub-17 de 2020 encontrou uma taxa de positividade de 1,7%.
Veja abaixo a lista dos clubes que tiveram treinadores com a COVID-19.
Palmeiras: Vanderlei Luxemburgo e Abel Ferreira
Botafogo: Eduardo Barroca
Inter : Abel Braga
Atlético-MG: Jorge Sampaoli
Coritiba : Rodrigo Santana
Bahia : Mano Menezes
Vasco : Ramon Menezes e Ricardo Sá Pinto
Sport : Jair Ventura
Santos : Cuca
Flamengo: Domènec Torrent
Athletico-PR : Dorival Junior
Goiás : Thiago Larghi
Fluminense : Odair Hellmann
Fonte: Espn