Com cinco vitórias, três empates e apenas duas derrotas, o Cuiabá vem surpreendendo a todos no Campeonato Brasileiro. Com o técnico António Oliveira à frente da equipe, o desempenho tem sido notavelmente positivo, conquistando 18 pontos em 10 rodadas disputadas, o que representa um aproveitamento de 60%. Esse índice é ainda superior ao de alguns times que compõem o G-4, mostrando que o Internacional não terá tarefa fácil pela 17° rodada.
A reviravolta da equipe mato-grossense é notável, especialmente quando se olha para o início da temporada. Na 7ª rodada, quando António assumiu o comando, o Cuiabá ocupava uma desanimadora 18ª colocação na tabela, com apenas quatro pontos somados. Além disso, tinha o ataque menos eficiente e a terceira defesa mais vazada da Série A, com apenas cinco gols marcados e 12 sofridos. Tais números evidenciavam a necessidade de mudanças.
A chegada do técnico português e sua comissão técnica promoveu uma rápida evolução no desempenho e na pontuação do time. Dos 22 pontos conquistados nas últimas 16 partidas, mais de 80% foram obtidos entre as rodadas 7 e 16, demonstrando uma consistência e determinação impressionantes.
Dez jogos após o retorno de António Oliveira, o Cuiabá se encontra apenas a três pontos do G-6 e oito pontos longe da zona de rebaixamento. A equipe, agora mais confortável na classificação, alcançou um equilíbrio que antes parecia improvável. O Auriverde balançou as redes adversárias onze vezes e sofreu apenas seis gols, resultando em uma média superior a um gol marcado por partida, enquanto concede somente 0,6 gol por confronto.
Após vencer o São Paulo, o elenco teve folga no domingo e se reapresentou na segunda-feira. O Dourado visita o SCI no sábado, às 16h. Para o duelo, António Oliveira retorna ao comando à beira do campo depois de cumprir suspensão automática pelo acúmulo de cartões amarelos. O meia Pablo Ceppelini volta a ficar à disposição pelo mesmo motivo. Em contrapartida, o treinador não pode contar com o atacante Jonathan Cafú, suspenso. Na linha defensiva, o zagueiro Vitão sofreu uma lesão muscular na coxa direita e deve ficar fora de combate no duelo contra o Inter.