Classificado para a semifinal da Copa Libertadores, o Internacional superou a própria meta que estabeleceu no começo do ano para a competição e ainda atingiu a sua melhor campanha na mesma desde 2015.
Isto porque para 2023, o plano colorado era alcançar às quartas de final. Agora, já está entre os quatro melhores do continente, o mesmo que consguiu há oito anos, quando foi eliminado nas semis pelo Tigres-MEX - o último título foi em 2010, diante do Chivas Guadalajara-MEX.
Neste período, o Inter passou por algo até então inédito em sua história, o rebaixamento para a Série B, em 2016. E neste ano, vinha de fracassos nas demais metas traçadas: no Campeonato Gaúcho, em que o plano era o título, foi surpreendido na semifinal pelo Caxias; na Copa do Brasil, o plano era ir ao menos até às quartas, mas a eliminação veio já nas oitavas, para o América-MG.
Só que a chave virou, principalmente após a janela de transferências. Os recém-contratados pelo clube estão brilhando, principalmente na Libertadores, casos do goleiro Sergio Rochet e do atacante Enner Valencia, além do técnico Eduardo Coudet (que sucedeu Mano Menezes).
Outros jogadores importantes chegaram para qualificar o elenco na janela. Bruno Henrique, Hugo Mallo e Aránguiz deram mais corpo ao grupo. Presidente colorado, Alessandro Barcellos falou à ESPN sobre o tema e dividiu todo o sucesso entre vários departamentos da agremiação.
"Trabalhamos com todos os setores do clube para construir essa janela, que vem sendo elogiada. A equipe do CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas) na captação dos jogadores, nosso corpo jurídico para ajustes necessários na parte legal das contratações, nossa área de mercado e a direção para dar o respaldo e construir um ambiente favorável neste processo", disse o mandatário.
"Junto com as outras áreas da instituição também conseguimos construir fluxos financeiros para flexibilizar os movimentos que fizemos, assim encorpando ainda mais nosso elenco, que já era qualificado", seguiu Barcellos.
"Acreditamos que é fruto do trabalho de todos dentro do clube e de nossa torcida, que abraçou esse momento. A sinergia que conseguimos construir está impactando nossa performance e, desta forma, fazendo nós conquistarmos os resultados. A conjuntura nos permite continuar com o objetivo de fazer mais nesta Libertadores. E vamos atrás disso", finalizou.
Fonte: ESPN BR