Após bater o Athletico-PR em Curitiba, o Bolívar retorna às quartas de final da Copa Libertadores desde 2014 quando chegou até às semifinais.
Nove anos depois os bolivianos estão de volta entre as oito melhores equipes do mais importante torneio de clubes do continente.
Daquela equipeapara a atual há apenas um “sobrevivente”: o capitão Leonel Justiniano, que em 2014 jogou alguns minutos. Outros atletas ainda em atividade estão ao serviço de outros clubes.
Além disso, no elenco comandado pelo Beñat San José estão outros dois jogadores que já estiveram nas quartas de final da Libertadores há seis anos, defendendo outra camisa de um clube boliviano.
Em 2017, o classificado para aquela instância foi Valluno Wilstermann, que havia eliminado o Atlético Mineiro nas oitavas de final. Nesse elenco do Wilster, Fernando Saucedo e o goleiro reserva Álex Arancibia atuaram como titulares.
Ambos já se encontram novamente na esquadra celeste. Saucedo chegou no início do ano e tem muita atividade nas escalações do técnico San José; Por outro lado, Arancibia aterrissou de forma surpreendente no meio da temporada e para já foi apenas suplente, na ausência do segundo goleiro Rubén Cordano devido a lesão.
Em 2017, Arancibia foi o substituto de Raúl Olivares no gol de Wilstermann; Saucedo, por sua vez, era titular indiscutível em um time que caiu nas quartas de final nas mãos do River Plate.
Em 2023, o Bolívar jogará nessa instância com o Internacional nos dias 22 e 29 de agosto.
Via Premium Sports Bo