Nessa segunda-feira (7), alguns representantes dos 40 clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro compareceram a sede da CBF e aprovaram, de forma unânime, o novo estatuto para a eleição presidencial da entidade, segundo o portal Gazeta Desportiva.
A aprovação teria sido uma “troca de favor” da entidade máxima do futebol nacional com os clubes, pela criação da Liga brasileira. A CBF respaldou a criação da liga, que deve ter mais novidades nas próximas semanas.
Já pelo lado dos clubes, os mesmos se propuseram a apoiar Ednaldo Rodrigues, presidente em exercício da CBF, que deve ser eleito nos próximos dias.
O projeto de uma Liga própria é um desejo antigo dos principais clubes do país, porém, sempre esbarraram na CBF, pois a entidade teria que legitimar o projeto.
Na assembleia, foi definida a manutenção da distribuição de pesos para os votos na eleição presidencial da CBF. As federações seguem tendo o equivalente a três votos, enquanto os clubes da Série A têm dois e os da Série B um.