Após as chegada de Miguel Borja, Lucas Beltrán e Pablo Solari, o River Plate aceitou se desfazer do atacante Braian Romero, que está a um passo do Inter.
Em uma operação que foi realizada em poucas horas, o acordo está praticamente concluído e embora os valores finais da operação ainda não tenham sido divulgados, o SCI vai comprar 50% do seu passe e assim, Romero poderá jogar a Copa Sul-Americana com a esquadra gaúcha, torneio no qual já foi campeão recentemente e goleador em 2020, com 10 gols.
Braian Romero chegou ao River em julho de 2021, assinando contrato até dezembro de 2024. Há um ano, o Milionário pagou 2,5 milhões de dólares por 80%, enquanto o Defensa y Justicia ficou com 20%.
Ele disputou um total de 52 jogos com a camisa do River e marcou 15 gols, além de 4 assistências. Conquistou 2 títulos: a Liga Profissional e o Troféu dos Campeões. Contudo, foi somente aos 30 anos que o atacante encontrou a sua melhor forma e sendo orientado por Hernán Crespo, se tornou em um dos principais marcadores da Argentina. Até chegar no Defensa y Justicia, Romero somava apenas 19 gols em toda a sua carreira. Mas então como ele chegou no gigante de Buenos Aires, recente bicho-papão do continente?
O atacante de 31 anos começou nas divisões de base do Acassuso, pequeno clube da Argentina, e ganhou suas primeiras chances como profissional. Apenas em 2015 teve chance na elite, quando defendeu o Colón. Em 2016 assinou com o Argentinos Jrs e seguiu no clube até 2018, quando fechou com Independiente. Passou em 2019 pelo Athletico-PR, tendo participado do título da Copa do Brasil. Reserva de Marco Ruben, marcou três gols em 24 jogos no Paraná, mas retornou em 2020 ao Independiente. Assinou com o Defensa y Justicia e se destacou com a camisa do clube, tendo disputadou 33 jogos e marcado 21 gols. Lá ficou marcado por ter sido carrasco do Palmeiras na Recopa Sul-Americana, quando marcou o primeiro gol na final da Recopa Sul-Americana sobre o Verdão, no jogo de volta, em Brasília. Na ida, os paulistas haviam vencido, mas perderam por 2 a 1 na volta, em casa, com grande atuação do atacante. Nas penalidades máximas, o clube argentino bateu o Palmeiras e ficou com o título. Há apenas um ano, o centroavante passou a fazer sucesso na última temporada sob o comando de Hernán Crespo, na conquista da Copa Sul-Americana, com 18 gols em 18 jogos em partidas internacionais.
Sua fama chamou a atenção do Millonário, que agiu rápido após perder Borré. Três dias depois de perder o colombiano para o Eintracht Frankfurt, o clube argentinou oficializou a contratação de Braian.
Após um início forte e de muitos gols, aos poucos a torcida do River Plate foi ficando descontente com Braian Romero, assim como Gallardo. O atacante acabou marcado por perder gols incríveis, um deles de maneira inacreditável durante o clássico com o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Copa Argentina.
Sem nunca conseguir se afirmar como centroavante titular e, ofuscado pela figura de Julián Álvarez, teve que se contentar em ter menos minutos e tornar suas estatísticas cada vez mais fracas. Neste 2022, por exemplo, ele mal marcou 3 gols em 25 jogos.
Após a chegada do colombiano Miguel Borja, um pedido insistente de Gallardo e o retorno de Colón de Lucas Beltrán, Romero definitivamente perdeu a consideração no onze inicial, por isso acredita-se que essa separação para o Inter seja uma decisão endossada por todas as partes envolvidos na negociação.
¡NO SE PUEDE CREER EL GOL QUE PERDIÓ RIVER! A los 31 del PT, Romero y Zuculini tuvieron la posibilidad de abrir el marcador ante Boca. Agustín Rossi y un manotazo salvador. #SuperclásicoEnTyCSports. pic.twitter.com/xMJaVC0gKO
— TyC Sports (@TyCSports) August 4, 2021