A Conmebol autorizou a volta de público aos estádios a partir das oitavas da Libertadores e da Sul-Americana desde que a legislação local permita e cumpra exigências sanitárias. O comunicado foi feito após a decisão da Copa América no Maracanã, no último sábado, entre Argentina e Brasil, com a presença de 7 mil torcedores.
Segundo comunicado da Confederação Sul-Americana de Futebol, para que isto aconteça, as cidades sedes das partidas terão que fazer a liberação de acordo com os protocolos sanitários.
Ainda de acordo com a Conmebol, o "retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano". Um protocolo, com algumas medidas a serem seguidas, também foram definidas.
Esta primeira etapa da volta de público sugerida pela entidade estão os grupos de pessoas vacinadas (completas) e com resultados negativos para o Covid em menos de 48 horas da partida. A confederação sugere a não liberação pra menores de 18 anos, Grávidas ou com sintomas de gripe.
Ainda segundo o protocolo divulgado pela instituição, os clubes só poderão contar com a torcida em seus estádios desde que sejam respeitadas as normas sanitárias das cidades-sede São quatro recomendações para o cálculo: duas envolvendo 50% da capacidade, outra para 35% e uma complementar com apenas 25%.
Confira o comunicado da Conmebol:
A Confederação Sul-Americana de Futebol dá a conhecer o “Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios” nos jogos da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final.
Estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e / ou modificação.
A Conmebol considera que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições.