Na prévia da final da Copa Libertadores de 2021 entre Palmeiras e Flamengo, em Montevidéu, a Conmebol anunciou que a famosa regra do "gol fora" será eliminada nas próximas edições. O motivo? Apontar para "maior justiça esportiva".
"A CONMEBOL elimina o “gol fora de casa”. A partir de agora, todos os gols dos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor, os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como fator de desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva", diz o comunicado da entidade sul-americana.
Esta notícia é mais do que encorajadora para aquelas equipes que devem visitar uma altura tão complicada, à qual não estão acostumadas, e que converter um gol é difícil para eles.
Desta forma, a Conmebol volta ao formato de competição anterior à Copa Libertadores de 2005, que o São Paulo venceu contra o Atlético Paranaense.
A partir de agora, diante de uma viagem de ida e volta em um torneio continental -Libertadores, Sul-Americana e Recopa- marcados por gols, a definição por pênaltis continuará como ocorreu até a edição de 2004.
A medida da Conmebol manteve-se em linha com a UEFA, que também anunciou a eliminação do golo fora de casa para as suas competições.