Um conselheiro protocolou há algumas semanas pedido para homenagear colorados ilustres, daqueles com larga folha de serviços prestados. Abel Braga seria um deles. O outro, Paulo Roberto Falcão.
“O Inter é um clube com uma história muito rica, cheia de personagens ilustres. Homenageá-los é fundamental”, afirma José Amarante, autor da iniciativa. A ideia seria erguer estátuas, que fariam companhia a Fernandão, já está eternizado no pátio do Beira-Rio.
Amarante enviou o ofício com a sugestão para a presidência do Conselho Deliberativo. A presidenta do Conselho, Lenize Doval, por sua vez, encaminhou a ideia ao Conselho de Gestão. A objetivo do conselheiro é que se crie uma comissão para elaborar os critérios e selecionar os homenageados.
Atualmente, o Internacional possui uma estátua confeccionada em bronze em homenagem ao Eterno Capitão Fernandão, falecido em junho de 2014. Localizada no pátio do Beira-Rio (em frente ao Museu do Inter e à Inter Shop), a peça tem um globo na base, que representa a conquista do mundo, de 30cm de altura e 1,30m de diâmetro. O atleta Fernando Lúcio da Costa tem o seu tamanho natural, 1,90m. Somando a altura do globo com a do atleta e mais a posição dos braços erguidos, a medida total da estátua passa de 2,50m.
Fonte: Fabrício Falkowski / Correio do Povo