A CBF estaria pensando em uma mudança no formato da Copa do Brasil a partir de 2023. Segundo o jornalista VSR, do TNT Sports, o confonto final poderia ser definido em jogo único, em um estádio definido no início da competição.
Segundo uma fonte ouvida pelo blogueiro, dentro do departamento técnico da CBF está batido o martelo de que a decisão da Copa do Brasil será em jogo único a partir da edição de 2023. No plano comercial da competição, que terá seus direitos de transmissão, negociado em 2022, o modelo de disputa vai trazer essa alteração.
Na verdade, a vontade da CBF era realizar a final em partida única desde o ano passado, mas como os direitos de transmissão atuais foram vendidos com dois jogos decisivos, a iniciativa não foi à frente, pois significaria um jogo (de grande audiência) a menos transmitido. Somente uma oferta considerada irrecusável vinda de quem queira comprar os direitos de TV faria com que a final continuasse em dois jogos a partir de 2023.
O foco da CBF é transformar a decisão da Copa do Brasil em um evento grandioso, tal qual aconteceu com a decisão da Libertadores em partida única. A entidade tem usado a Supercopa do Brasil, disputadas em 2020 e 2021, para treinar toda a operação buscando esse objetivo.
Por ser uma decisão estratégica, ninguém na CBF está autorizado a comentar o assunto externamente. Em contato com a assessoria de imprensa da entidade, a resposta passada ao blog foi: “No momento oportuno, este tema será debatido.”