A temporada de 2021 do futebol brasileiro não contará com a disputa da Copa São Paulo de futebol júnior. Nesta quinta-feira (26), a Federação Paulista de Futebol anunciou o cancelamento da edição do próximo ano do torneio mais prestigiado do futebol de base brasileiro.
O motivo para não haver a Copinha em 2021 é o atual momento de pandemia vivido no país, que faz com que não haja condições sanitárias para realizar a competição que ocorre exclusivamente no estado de São Paulo antes dos estaduais.
A Copa São Paulo mobiliza 128 times, com 225 jogos em 24 dias e cerca de 3.800 jogadores, além de comissões técnicas, médicos, dirigentes e funcionários de clubes. Em muitos casos, as delegações de times pequenos costumam fazer longas viagens de ônibus ainda no fim de dezembro.
Portanto, o torneio é cancelado com o objetivo de preservar a saúde de todos os envolvidos na competição, além dos próprios moradores das cidades-sede.
“É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do Governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021”, explica a Federação Paulista de Futebol”.
A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida”, completa a FPF.
A tradicional Copinha tem início usualmente em 2 de janeiro e se encerra no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo. A final costuma ser disputada no estádio do Pacaembu, mas o local está fechados para obras. Neste ano, o campeão foi o Internacional, que levou a taça após derrotar na decisão por pênaltis o maior rival, o Grêmio.