Sem vencer fora de casa há 10 jogos, o Inter - além de vencer por 3 a 2 - dominou o GreNal 440 de cabo à rabo, com o placar não refletindo a superioridade colorada. Todavia, enquanto Coudet falou na sala de imprensa do Beira-Rio, o mesmo não pode ser dito no maior rival.
Após a o revés, a equipe do Humaitpa informou que o técnico Renato Portaluppi tinha um compromisso marcado e não concederia entrevista coletiva. Assim, Alexandre Mendes foi o escolhido para falar sobre o duelo contra o rival. No entanto, após a entrevista do auxiliar Alberto Guerra, presidente do GFPA, fez um pronunciamento e demonstrou insatisfação com a atitude do treinador.
"Ninguém no Grêmio concordou com essa decisão. A gente entende que ele tem um compromisso, mas a gente acha que ele deveria estar aqui dando suas explicações. Não poderíamos trancar a porta e dizer: tu não sai daqui! Internamente a gente vai discutir, avaliar e falar com ele. O presidente não está acordo, o conselho não está de acordo, mas o que se pode fazer? Demissão? Obviamente não! Isso seria punir o Grêmio e o time. Ele tá indo muito bem, mas tomou uma atitude contrária (...) Não chamaria de indisciplina. Ele tem um compromisso que é real. Mas preciso mostrar pra ele nossa insatisfação em relação a isso."
Na sequência do pronunciamento, Guerra revelou que ninguém do Tricolor concordou com a atitude do treinador. Além disso, afirmou que vão analisar a situação internamente, pois nem o Conselho está de acordo com essa decisão.
Por fim, também houve reclamação sobre a postura vermelha: "Houve provocação do Magrão, teve a questão das senhas. E o que eu posso dizer é que enquanto eu for presidente, nunca vai faltar respeito com o rival."
Explicando: após o triunfo, o SCI, ainda durante a partida, postou no X (antigo Twitter):
– Bem-vindo, rival, de volta à Série A. Te recebemos com um gol para cada rebaixamento teu!
Provocação semelhante foi feita ainda antes do começo da partida, mas de forma mais velada. Horas antes do começo do clássico, o setor de comunicação do clube divulgou as senhas de acesso ao wi-fi do Beira-Rio para a imprensa com menção aos anos em que o Grêmio foi rebaixado: 1991, 2004 e 2021. As senhas foram trocadas logo depois.