O Olimpia perdeu nesta quinta-feira por 2 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. A equipe de Fernando Diniz, que foi muito superior durante grande parte do jogo, venceu com gols de André e Germán Cano, mas ainda deixa os paraguaios vivos para a revanche em Assunção.
Os primeiros 15 minutos dos cariocas foram avassaladores, com total domínio posicional sobre o campo do Reitor, que não conseguiu sair e ficou na expectativa de algum contra-ataque. Os transbordamentos do Keno pelo setor esquerdo representaram uma infinidade de ocasiões perigosas para os brasileiros.
Com o passar dos minutos, a equipe de Francisco Arce parecia se acomodar no jogo. Na parte final do primeiro tempo, no entanto, a pressão do Tricolor das Laranjeiras foi simplesmente incontrolável. Aos 43', André entrou pelo centro e disparou um remate que desviou em Mateo Gamarra e acertou no lado esquerdo de Juan Espínola.
Quando se especulou que os paraguaios poderiam sair no segundo tempo em uma fase mais ofensiva, ele finalmente decidiu ficar ainda mais atrás do que no primeiro tempo. O Fluminense continuou insistindo até encontrar o segundo gol de forma merecida. A partir de uma ultrapassagem de Keno e de uma série de rebotes que não foram bem defendidos pela defesa visitante, Germán Cano aplicou um voleio e mandou para a rede aos 59 minutos.
Nos dez minutos finais, o Tricolor teve múltiplas chances de chegar ao terceiro gol, com o próprio Cano e Alexander, mas Juan Espínola foi o encarregado de dar vida extra aos paraguaios.
A equipe de Fernando Diniz consegue uma vantagem relativamente boa, mas não impossível para o Olímpia, antes do que será a revanche no país vizinho, na próxima quinta-feira, às 21h30.
O vencedor entre ambos enfrenta Inter ou Bolívar nas semis.